Quem mora em Votuporanga, no interior de São Paulo, conta com um serviço público que toda cidade deveria oferecer: o Disk Árvore.
Criado pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental). O objetivo do Disk Árvore é engajar os cidadãos na arborização da cidade.
Mediante uma ligação telefônica, os moradores podem solicitar o plantio de uma muda de árvore em frente à sua casa ou estabelecimento comercial. É gerada uma ordem de serviço e após avaliação técnica sobre qual a espécie mais adequada para o local, a Saev Ambiental faz todo o trabalho de plantio, sem custo algum para o cidadão.
“Com este programa, a prefeitura contribui com o meio ambiente e protege o futuro da nossa humanidade. Mais árvores na cidade significam clima mais ameno e melhor qualidade de vida para todos nós”, disse o prefeito João Dado durante o plantio da primeira muda do serviço.
Moradora recebendo o documento da arvore |
Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti, o Disk Árvore dá aos moradores a “oportunidade aos moradores de ter sombra e ar fresco em frente às suas casas, do jeito certo”. Já para o superintendente adjunto, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune, a ação é uma forma de melhorar a arborização de Votuporanga. “Por meio do programa, pretendemos incentivar as pessoas a terem árvores, ajudando o meio ambiente e melhorando a arborização do município”, afirmou.
Prefeito e idealizador do projeto. |
A Saev Ambiental oferece sete opções de mudas para o plantio – duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica (Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia) e quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica (Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca) e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos. As mudas são do viveiro do Horto Florestal da cidade.
por: Marcos Vianna