RICARDO LIMA VIABILIZA VINDA DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL PARA A REGIÃO.

Ordem dos Músicos do Brasil - OMB é uma autarquia federal brasileira, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pela Lei 3.857 de 22 de dezembro de 1960, com o intuito de preservar, fiscalizar e regulamentar a profissão de músico no Brasil.
“A sociedade muita das vezes não aceita, mas temos sim nossos direitos garantidos como profissionais.” – Afirma Carlos Venttura, músico, escritor e representante da ordem no exterior.
Carlos atualmente residindo na Suíça constantemente vem ao Brasil para junto com Sidnei Bonfim e toda a nova diretoria da OMB na Bahia buscar avanços dentro desta Autarquia Federal que por décadas ficou inativa e inoperante sendo ele mesmo (Carlos Venttura) um dos músicos prejudicados por fazer parte da ordem há mais de 20 anos. – Pontua ele.
Assim como Médicos, Engenheiros, Advogados, Dentistas, Psicólogos e outros têm suas entidades de classes bem definidas que os representam juridicamente, os músicos também possuem a Ordem, que na visão da nova diretoria tem havido avanços significativos apesar de menos de três anos de intervenção na Bahia. Ou seja, uma nova administração voltada verdadeiramente para os interesses de seus associados músicos. Questionado o porquê de tantas décadas em inoperância e revitalização. Carlos nos conta que foram vários fatores inclusive a falta de provocação e cobrança por parte de seus associados Que não buscou que a Ordem defendesse e ampliasse direitos garantidos, como por exemplo, a retenção de INSS, seguro tão necessário para qualquer classe trabalhadora. – Pontua Carlos.
De rosa Carlos Venttura e Ricardo Lima Músico e Jornalista.

Carlos ainda cita que após a intervenção judicial quando a nova diretoria assumiu encontrou uma Ordem sucateada com registros ultrapassados, muitos deles nem encontrados mais, e que ao longo deste curto período a frente da ordem ainda estão colocando a casa em ordem para poder alçar novos voos.
A ordem dos músicos na Bahia hoje opera com a parceria do Sindicato dos Músicos Profissionais da Bahia, e que já possui convenio com uma empresa de Taxi para que músicos se desloquem com um desconto garantido. Estamos buscando também este convenio com empresas linhas aéreas para facilitar a vida de nossos associados ao viajar dentro e fora do Brasil. – Afirma Carlos.

Estudando a possibilidade de uma representação em Coité. 
Outro ponto interessante que o Carlos nos explicou foi: “ Todos os valores arrecadados hoje na OMB Bahia, são repassados ao Conselho Federal mediante uma rigorosa prestação de contas, coisa que antes deixaram de fazer causando sérios transtornos a ordem estadual.
A OMB hoje também possui uma NOTA CONTRATUAL onde seus associados estão assegurados de seus direitos trabalhistas quando se trata de eventos de pequeno porte. Nota esta que substitui a Carteira de trabalho.
Para obter a Carteira da OMB – Ordem dos Músicos do Brasil é necessário xerox do RG, CPF, Comprovante de Residência, Titulo de Eleitor, Reservista, 2 fotos 3X4, Curriculum Resumido. E se dirigir até a sede estadual em Salvador. Rua Chile, Edifício Martins Catharino, 40 – 13 andar, sala 1303 – Salvador Bahia. Caso deseje maiores informações e procedimento entre em contato com o endereço eletrônico: omb-ba@outlook.com atendimento das 13h às 18h. – Sidnei Bonfim Presidente Conselho Regional Bahia.

Por: Ricardo Lima e Valcy Sena
Fotos: Valcy Sena
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial