A “Arraiá JC”, bicampeã do Festival de Quadrilha Junina da Semana da Cultura de Conceição do Coité-BA, foi atração no Carnaval de Salvador 2017, nesta ultima terça-feira, 28/02, no Circuito Osmar (Campo Grande), as 11h da manhã, com transmissão ao vivo, em cadeia de TV.
Fredson Costa gestor de cultura e poeta. |
De acordo com Fredson Costa, diretor de Cultura da Prefeitura de Conceição do Coité, o Circuito Osmar, este ano, foi agraciado com uma das principais manifestações da cultura popular nordestina brasileira, isto é, a Quadrilha Junina.
“O povo coiteense, no Território do Sisal, estado da Bahia, foi bem representado, neste necessário Cortejo, através da juventude da Quadrilha Junina, batizada de Arraiá JC (Jane e Cleiton). Todos os meios de comunicação, sobretudo a televisão, estavão cobrindo, em tempo real, este evento, que foi o grande salto qualitativo em arte, cultura e alegria do Carnaval de Salvador, na Bahia”, concluiu Fredson Costa.
Cleiton Diretor da Quadrilha Junina JC. |
Cleiton Silva, Conselheiro Municipal de Cultura de Conceição do Coité (no segmento Núcleo de Cultura Popular / Sociedade Civil Organizada) e representante do Arraiá JC, disse ser é um orgulho para todos os integrantes deste Projeto de Quadrilha Junina, que surgiu no bairro da Pampulha-Coité, ser parte integrante da programação do Carnaval de Salvador 2017.
“Pela primeira vez, na história das edições do Carnaval baiano, conseguimos esta conquista para a cultura popular coiteense. A nossa escolha é fruto de muito sonho, suor, luta e organização. Temos uma vida dedicada a esta arte junina, e agora vamos ocupar a avenida carnavalesca com a beleza que sai da Pampulha pro mundo. E Coité precisa se orgulhar e se alegrar com isso. Estamos comemorando duas conquistas: Primeiro, está filiado à FEBAQ. E, segundo, participar da seleção de Quadrilhas Juninas, para integrar à Programação do maior Carnaval da Terra.
Tendo em vista revitalizar, fortalecer e propagar a cultural popular do interior da Bahia, a FEBAQ (em parceria com o Governo da Bahia), estrategicamente, selecionou algumas quadrilhas do interior e da capital baiana para ocupar, desfilar beleza e espalhar alegrar entre foliões, no Campo Grande (Salvador-BA), bem como entreter o público da TV (e das redes sociais) com um novo olhar “global” sobre o Carnaval, anunciando o tempo junino no “templo” do Carnaval. Proporcionado, assim, mais alegria, diversidade, emoção e pluralidade cultural. O Cortejo Junino é uma idealização da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (FEBAQ), tendo apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, visando agregar valor simbólico, artístico-cultural e econômico, potencializando o turismo, no Carnaval de Salvador/BA.
A ida da Arraiá JC ao Carnaval de Salvador, integrando o Cortejo Junino 2017, contou com apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, por meio do Decult (Departamento de Cultura), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Da Redação CN com informações do Decult e da Arraiá JC. Fotos: Anísio Junior e Arquivo JC).
.