A cidade de Serrinha que fica a 182 km de Salvador, conta com uma Associação de Interprete, compositores, músicos e cantores de Serrinha. A associação foi idealizada e fundada pelo músico Izaias Moreno no ano de 2010, Com o intuito de valorizar a arte musical na cidade, a entidade busca formas e condições dignas de trabalhos aos músicos serrinhenses. Para Isaias Moreno, o profissional da música tem que ter algo que lhe represente e faça garantir seus direitos, garantias essas que por falta de um órgão fiscalizador não acontece.
A entidade abraça todo seguimento musical, desde quem compõe uma canção até uma orquestra, também abrange todos os gêneros musicais desde os mais regionais, como forró e samba, assim também como rock e MPB entre outros ritmos, tem na associação sua representação. Uma das garantias para os associados é quanto ao cachê dos artistas, que chegam a se apresentar durante a noite toda e recebe um valor não condizente do seu trabalho. A intenção da associação é regulamentar, determinando um valor fixo por apresentação do artista. Outra garantia positiva seria o cumprimento das leis municipais que apoia os artistas da região, como a de rádios que devem disponibilizar 25% de sua programação para tocar músicas de cantores e bandas da cidade. O idealizador da associação ainda ressalta que com a mesma haverá uma igualdade de direitos para todos os profissionais sem distinção de gênero musical.
A pesar de a associação ter mais de 5 anos de fundação são poucos os associados, e isso se dá justamente devido a correria do dia-a-dia desses profissionais e também devido a ignorância e por descrença de alguns nos efeitos da instituição, como ressalta o Jean, então presidente da associação: “essa associação vai unir todo mundo, quando eles verem que tá fluindo direitinho eles vão nos procurar, aqueles mais ignorantes com certeza eles se agregarão. Nós vamos brigar por eles, não há porque eles não ficarem associados”.
A instituição é sem fins lucrativos e o que se arrecada com a contribuição dos associados é exclusivamente para promoção de eventos como palestras e oficinas de música dentre outros. Os associados nem todos são músicos, alguns são apenas amantes da música, que gostam e que pensam em fortalecer a ideia da instituição, que também luta pela conscientização do músico em participar da associação. A ASSIMCS, Associação de Interpretes, Músicos e Cantores de Serrinha, quer garantir a esses profissionais direitos legais e condições de trabalho digno, que em muitos casos não tem o reconhecimento devido pelos governantes ou até mesmo pela população principal consumidor do nosso produto.
Para Isaias Moreno, o profissional da música tem que ter algo que lhe represente. |
A instituição não tem sede própria e no momento funciona no prédio da Filarmônica de Serrinha que fica situado na Rua Mariano Ribeiro, nº 40, Centro da cidade. O Izaias, mentor da instituição, pensa alto, para ele por meio de uma articulação com músicos de outras cidades da região, pode-se implantar uma associação não apenas municipal, mas também regional.
Textos e fotos: Michele Oliveira