PAZ E AMOR ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO NA PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES/AS DE CONC. DO COITÉ - BA

Ontem 08-02 iniciou-se os trabalhos legislativos na Câmara de vereadores de Conceição do Coité – BA.
Vereador Danilo concede entrevista à SECOM/COITÉ.
O vereador Danilo Ramos eleito presidente da Câmara, por unanimidade, para este primeiro biênio, deu inicio aos trabalhos, solicitando a execução do hino de Coité e, logo em seguida, o hino nacional. Pedindo, antes, que os presentes no parlamento e na plenária ficassem de pé. Após a execução de ambos os hinos, Danilo expressou seu desejo de os seus pares buscarem a harmonia necessária mesmo dentro das diferenças ideológicas de cada partido. O presidente Danilo ainda citou que o líder da oposição estava a cargo do vereador Lindo de Neuza, a liderança do DEM ficou a cargo do vereador NEGO JAI sendo que o PSD E PT estavam indefinidos ainda.
Vereador Silvan (canto direito) estreiou como secretário da mesa e não "gaguejou" na oratória.

Como marinheiro de primeira viagem o vereador Silvan da Faresi não perdeu tempo, na primeira sessão, que marcou o início dos trabalhos legislativos de 2017, o vereador protocolou um Requerimento onde convoca uma sessão solene em homenagem a Igreja do Evangelho aos 40 anos de sua fundação, a mesma deverá ocorrer no dia 16 de fevereiro de. 

ABAIXO CÓPIA DO REQUERIMENTO:


Questionado pela nossa reportagem como se sentiu atuando como secretário da mesa na primeira sessão, disse: “Apreensivo, faz parte do processo”. Procurei ser cauteloso para aprender um pouco mais com aqueles que são senhores da palavra e já com vários mandatos. Mas nosso mandato irá atuar de forma direta e fiscalizar. Primeiro momento é falar menos observar mais". – Salientou Silvan.

O presidente Danilo questionado sobre a sessão inaugural, citou: “O espirito da posse reinou de maneira pacifica. Com um diálogo aberto e compreensivo que tivemos com a oposição e eles entenderam que os primeiros dois projetos apresentados nesta casa eram bons para Coité. O primeiro projeto de lei dá condições necessárias para que a UNEB – Universidade Estadual da Bahia, faça as intervenções necessárias para que seja implantado nas instalações da antiga Escola Agrícola o Centro de Referência da Educação no Campo que será referência no Território do Sisal e dará visibilidade ao município de Coité. O segundo projeto foi de que dará condições ao prefeito conveniar com a esfera Federal, Estadual trazendo, assim, mais desenvolvimento para Coité. Foram projetos que tramitaram em regime especial com acordo de lideres. Portanto, começamos bem pensando no povo de Conceição do Coité". – Afirma Danilo.
Plenária vazia para um inicio de sessão inaugural.

Ainda no parlamento com o poder da palavra, o vereador Gel agradece ao líder da oposição Lindo de Neuza pela nova postura em ter feito um acordo em que adianta o processo na aprovação do projeto de lei que permite fazer convênios com órgãos públicos e privados. Lindo de Neuza na sua fala pediu que fosse enviada a casa uma prestação de contas sobre os convênios a cada quadrimestre, e salientou que a oposição é feita ao prefeito de Conceição de Coité Francisco de Assis, e não a Conceição do Coité. “Tudo que vier de bom para coité e passar por esta casa não faremos nenhuma objeção.” – Pontuou o vereador Lindo de Neuza. Ainda na sua fala, ele salientou “... Que todo projeto para o bem da população eles irão sentar e fazer acordo, mas também exige da casa satisfação dos atos do prefeito".
Foram definidas, também, as comissões para o primeiro biênio que em breve será publicada no Diário de Oficial do Município.
A sessão transcorreu de forma pacífica e harmoniosa e o Vereador Danilo (Presidente da Câmara) registrou a presença importante da imprensa na casa, citando a Jornalista Michele e o Ricardo Lima do site galonegro.com. Também  citado por ele a presença do Val Cesar fazendo a cobertura pela rádio Sisal AM, e pontuou com o registro da presença em plenário o atual gestor de Cultura Fredson Costa.
Liderado pelo José Carneiro (do Studio 8) foi criada uma comissão de imprensa, que fará a cobertura total e parcial das sessões ao longo deste primeiro biênio. Comissão essa que não faz parte de maneira efetiva em sua totalidade junto a casa. Porém de forma dinâmica, eles formalizaram um documento com uma solicitação ao Presidente Danilo no sentido de obterem mais espaço físico para a realização dos trabalhos de mídias.

Veja a cópia do documento protocolado na casa na manhã seguinte à sessão.
A equipe de reportagem no tempo integral, que esteve presente na sessão, percebeu que apesar dos momentos de embates entre oposição e situação, o que ambos os lados visam é o bem estar da população coiteense, lutando para deixar de lado o partidarismo.

Fredson Costa,  gestor de cultura e poeta presente, na sessão inaugural.
A equipe de reportagem, no tempo integral que esteve presente na sessão, percebeu que apesar dos momentos de embates entre oposição e situação, o que ambos os lados visam é o bem estar da população coiteense, lutando para deixar de lado o partidarismo. 
"A presença da população, nesses momentos, é muito importante, apesar de poucos na assistência. Essa aproximação diante do poder público, onde deixa as pessoas mais informadas, e de certa forma tranquilos, em saber das iniciativas e dos projetos em tramitação na casa, é de suma importância para a cidadania política local, a partir do legislativo". Salientou, o Vereador Gel de Tetê. 

Por: Michele Oliveira - Fotos: Ricardo Lima

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial