Exame negativo para covid-19 que Bolsonaro apresentou é do filho de uma farmacêutica do HFA


O pseudônimo utilizado em um dos três exames para detecção do coronavírus feitos pelo presidente Jair Bolsonaro é o nome do filho de uma farmacêutica do Hospital das Forças Armadas de Brasília, responsável pela coleta do material analisado. 

A informação foi revelada pelo jornal Correio Braziliense e confirmada pelo Ministério da Defesa. Segundo a apuração, a farmacêutica, tenente-coronel da Aeronáutica, recebeu o pedido de usar codinomes nas amostras enviadas para testagens. Conforme nota da Defesa, “em consonância com a equipe médica da presidência, e no intuito de proteger e garantir confidencialidade aos exames do presidente da República, foi sugerida a utilização de um pseudônimo, sendo o nome [do seu filho o] que lhe ocorreu, naquele momento.


Três exames realizados por Jair Bolsonaro foram tornados públicos pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, após o jornal O Estado de S.Paulo pedir na Justiça o acesso aos resultados; nenhum deles, entretanto, está identificado com o nome do presidente. Dois trazem nomes fictícios, mas CPF, RG e data de nascimento são de Bolsonaro. O terceiro não tem dados de identificação e o paciente é identificado apenas como “paciente 05".

Em um outro exame de covid-19, o teste feito por Bolsonaro foi atribuído genericamente ao nome de "paciente 5", sem nenhuma informação adicional. Este laudo foi emitido pela Fiocruz, que disse ter atendido "solicitação advinda do gabinete da Presidência da República". Ao contrário do que fez com os exames para covid-19, o presidente se identificou com seu nome de batismo em exames médicos feitos no Hospital das Forças Armadas entre junho de 2019 e janeiro de 2020. Um grupo de hackers invadiu o sistema de informações do Exército e divulgou esses exames na internet. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo..

Foto: Divulgação

Postagens Relacionadas:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. O nome não é dele mas os documentos sim...ele como presidente tem o direito de não colocar o nome dele....agora a escolha do nome foi da própria mãe do menino ..a que estava fazendo o exame...#BolsonaroCadaVezMaisForte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, e interação com nosso site.

      Equipe de Redação

      Excluir