Moradores de Coité transformam área destinada a lixo em espaço de lazer.


Atualmente um dos principais obstáculos para a convivência em harmonia no espaço público, é a divergência do que ele representa para cada pessoa. "Por defender a vivência em comunidade. Com bastante harmonia. Tive a ideia de reunir a comunidade da Rua Eustórgio Pinto Resedá e propor-les a adequação de um espaço que outrora servia apenas para acumulo de lixo e entulho." - Nos afirma  Juçara de Mário moradora do bairro e idealizadora do espaço.
Orgulhosa. Juçara de Mário ostenta felicidade pela conquista da adequação do
espaço que antes acumulava lixo e entulho
"As pessoas vivem em sociedade, portanto, todos os seres humanos se relacionam entre si. Embora cada um tenha seu espaço de intimidade, é importante haver momentos de interação." - Declara Josefa. Que apesar de morar em outro bairro, contribuiu com o empenho da comunidade no processo.

A pintura no muro outrora sujo e sem vida. Traz recordações de uma Coité antiga
com um toque especial de saudosismo.
Maiara Mota trabalha na empresa GIVA VIDROS, que fica situada bem em frente a pracinha denominada pelos moradores RECANTO FELIZ. Falando com nossa reportagem ela disse: "Essa pracinha foi uma ótima ideia que salvou nossa rua. Antes era Lixo e entulho. Hoje estamos felizes pela iniciativa da vereadora Juçara. Todos que passam aqui ficam admirados." - Disse.



Empresa GIVA VIDROS colaborou com o projeto dos moradores
Maiara Mota exibe sorriso pela alegria de não mais trabalhar em frente ao lixo.

Nos últimos anos, a curva da Rua Eustórgio Pinto Resedá – nos fundos do Clube Castro Alves – era usado como lixão, atraindo insetos e animais. Moradores e carroceiros costumavam jogar entulho e todo tipo de sujeira no terreno – parte dos resíduos era recolhido por caminhões da Prefeitura de Coité. Porem não era suficiente para deixar o local habitável. Nossa reportagem não teve acesso a fotos do antes. Mas podemos afirmar que realmente o local era improprio para uma Rua situada em pleno centro da cidade.  


O projeto Arboriza Coité do governo municipal
também colaborou com a implantação de plantas no local.

A atitude da Moradora Jussara de Mário, que também está vereadora no município merece elogios. Ela afirma que os créditos pela realização é completamente da comunidade. Usou seu mandato apenas para articular junto a Prefeitura de Coité uma ajuda simbólica para que a comunidade fizesse seu papel enquanto cidadãs(aõs). "Quando Poder Público e Comunidade dão as mãos. As coisas acontecem." - Declara ela.

Uma comissão de moradores foi formada para que pudessem criar um sentimento de pertencimento e adoção ao projeto. Foram elas: Givanilson, Cristina, Professora Patricia, e Lucas. 


Acesso a Rua Castro Alves.


Acesso a Rua Juvêncio Mendes.
Após a adequação do espaço, A comunidade sabe que precisa conscientizar os carroceiros e (ainda) alguns moradores sobre a importância de manter o local limpo. Porque infelizmente alguns sacos de lixo e entulho vez por outra e deixado no local. Isso nos entristece tanto." - Comenta Juçara de Mário

UMA PARCERIA COM A CONECTA INTERNET, IRÁ OFERECER
BANDA LARGA AO USUÁRIO DO RECANTO FELIZ.
"O pintor BILAU, foi responsável em dar cores e boas lembranças ao que fizerem uso do espaço. Vale ressaltar que nas pinturas estão representadas momentos históricos de Coité." - Afirma Josefa colaboradora do projeto.

A Criatividade dos frequentadores do espaço é notável.


"Todo o esforço valeu a pena. Vários moradores abraçaram a causa. O plano agora é envolver cada vez mais a comunidade para manter o RECANTO FELIZ limpo, organizada e cheia de vida." - Finaliza Juçara de Mário.

TEXTO: GN NEWS  |  Fotos: GN NEWS COMUNICAÇÃO







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário