CUIDADO: Santinhos de candidatos a presidência com números trocados circulam na web

Os candidatos mais atingidos com os santinhos falsos é Jair Bolsonaro (PSL) e o não mais candidato, Lula (PT) Que agora foi substituido por HADDAD 13 (esta inclusão no texto é nossa.)

Foto: Reprodução
Além das já tradicionais fake news que surgem no período eleitoral, os eleitores devem ficar duplamente atentos, isso porque as chamadas notícias falsas inovaram e agora contam com ‘santinhos’ com número dos candidatos trocados.  Estas imagens estão sendo compartilhadas em grupos de Whatsapp e nas redes sociais, com o intuito de confundir ou até mesmo enganar o leitor sobre o número de seu candidato.
Segundo informações do Jornal Extra, os políticos mais atingidos com os santinhos falsos são Jair Bolsonaro (PSL) e, o não mais candidato, Lula (PT), que teve sua candidatura impugnada após ser enquadrado na Lei da Ficha Suja. No entanto é possível também achar imagens com números trocados de outros candidatos como Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e até Guilherme Boulos (PSOL). A troca de números mais comum tem acontecido entre os candidatos do PT e do PSL.

Foto: Reprodução
O Ministério Público Eleitoral (MPE), se pronunciou sobre o assunto e divulgou uma nota afirmando que até o momento não há procedimentos em andamento sobre casos de números alterados em santinhos virtuais. Ainda segundo o MPE, o cidadão que identificar qualquer irregularidade pode fazer denúncias pelo site: www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assegura que “denúncia de peças de propaganda eleitoral abusivas ou que induzam ao erro devem ser trazidas à jurisdição da Justiça Eleitoral por meio do Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos ou coligações”. Ainda de acordo com o tribunal, os órgãos citados são os responsáveis por levar os casos ao conhecimento do judiciário.

Foto: Reprodução







Confira os números corretos dos candidatos abaixo:
Álvaro Dias (Podemos) – 19
Cabo Daciolo (Patriota) – 51
Ciro Gomes (PDT) – 12
Fernando Haddad (PT) – 13
José Maria Eymael (DC) – 27
Geraldo Alckmin (PSDB) – 45
Guilherme Boulos (PSOL) – 50
Henrique Meirelles (MDB) – 15
Jair Bolsonaro (PSL) – 17
João Amoêdo (Novo) – 30
João Goulart Filho (PPL) – 54
Marina Silva (Rede) – 18
Vera Lúcia (PSTU) – 16
Correio
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário