PEDRO RAMOS CARNEIRO, artisticamente, PEPEU RAMOS, é um PINTOR de telas que retrata, em suas obras, sua identidade sisaleira. Filho de trabalhadores da AGRICULTURA FAMILIAR, o artista não possui elevado nível de escolaridade, tão pouco cursou escola de artes plásticas, contudo traços e cores presentes em seu trabalho remetem a um singular conceito visual, de estética agradável aos olhos. As ARTES VISUAIS enquanto elemento propulsionador da cultura tem um lugar de destaque na PINTURA DE TELAS, sobretudo, quando retratam o cotidiano do artista, que expressa sua vivência em suas obras.
Lula ganha tela de Pepeu Ramos. "Esperamos que Moro não tome". |
O artesanato produzido pelo artista plástico, admirador de todas as artes, é conhecido e apreciado em diversos Estados brasileiros e também no exterior, por meio de visitantes que passando por Conceição do Coité, sentiram-se encantados com a produção local. Ganhador de diversos prêmios, que valorizam a cultura e o empreendedorismo rural, PEPEU RAMOS representa o Território em diversas feiras, Semana de Cultura, congressos e exposições afins.
O artista, também, buscou se organizar: É membro da Associação de artesãos COITÉ ARTE (loja de conveniados), onde comercializa seus produtos. PEPEU RAMOS faz parte do NÚCLEO DE CULTURA DE ARTE VISUAIS E AUDIOVISUAIS DO COLEGIADO Municipal de Cultura de Conceição do Coite. O espaço de lançar a inspiração em telas é o seu sítio, que carrega seu próprio nome: SÍTIO ATELIÊ PEPEU RAMOS.
Fonte: DECULT (Departamento de Cultura) - Secretaria de Educação, Cultura e Esporte - Prefeitura Municipal de Conceição do Coité-BA.
Fotos: Arquivo Pessoal do Artista | Texto: Fredson Costa
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário