Na falta do Samu e do Corpo de Bombeiro, os abnegados voluntários têm salvado muita vida, mas eles também pedem socorro
Matéria produzida pelo site CALILA NOTICIAS \ Raimundo Mascarenhas \ Fotos: Divulgação. Reproduzida pelo GALO NEGRO, por entender a máxima importância desta BRIGADA em nosso município. (Obs: Alteramos a machete)
No território Brasileiro existe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 – SAMU, que é uma instituição que presta serviços de atendimentos a paciente de traumas (acidentes) ou a pacientes clínicos (mal súbito) e que tem como integrantes da equipe condutores de emergência, técnicos de enfermagem, enfermeiros (as) e médicos.
Mas para ter uma base de atendimento da equipe do SAMU o município tem que ter uma quantidade populacional mínima de 500 mil habitantes. Conceição do Coite possui em media de 65 mil habitantes, e por conta disso não tem condições de ser contemplada com uma base da equipe especializada. Mas no estado baiano, existem Brigadas de emergência, que são formadas por bombeiros Profissionais Civis e socorristas, os quais fazem a atividade emergencial, só que com o passar do tempo essas instituições infelizmente acabaram fechando as portas. E uma das poucas que restaram no estado baiano foi Brigada Voluntária Anjos da vida de Conceição do Coité
Pelo alto índice de acidentes no município de Conceição do Coité e pelo fato das vitimas acidentadas tendo o quadro de saúde vindo a agravar por não ter o atendimento Pré – hospitalar adequado, no ano de 2009 o cidadão coiteense e bombeiro profissional civil César Maciel, conseguiu formar uma equipe a qual tinha treinamentos árduos e semanais para aprender a salvar vidas, e com isso surgiu em 09 de Maio de 2009 a Brigada Voluntaria Anjos da Vida de Conceição do Coité, a qual presta serviços emergenciais em todo território municipal.

No inicio a Brigada pediu muito o apoio da PM para transportar vítimas, dificuldade registrada pela equipe do Programa do Ratinho
No inicio os bombeiros civis Anjos da Vida faziam atendimento com o apoio da Policia Militar que tinha como comandante o então tenente, hoje capitão Joilson Lessa, quando acontecia o chamado de emergência, os plantonistas do dia pegavam suas motos e se deslocavam com as macas em punho e seguiam para o atendimento, chegando até o local da ocorrência realizavam o atendimento aguardando a chegada da viatura da PM para realizar o transporte daquela vitima.
Com o passar do tempo, vendo a necessidade da instituição um empresário do município doou uma ambulância modelo Ipanema que começou a ser utilizada nos atendimentos pelos voluntários. Mas a mesma hoje, se encontra bastante sucateada, praticamente não podendo quase não ser usada nas chamadas de emergência.
Já no ano de 2011, vendo a necessidade de outro veiculo de emergência, um dos membros Magno Oliveira se inscreveu em um Programa televisivo, onde passaria a concorrer a uma ToppicJenBey, vindo a conseguir ser contemplado, e além de ganhar o veiculo a empresa doadora deu a reforma e transformação do veiculo em uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) que chamamos de CHALUPE. Que foi utilizada para atender 80% dos chamados emergenciais registrados nos arquivos, a Chalupe ainda é utilizada, mas, como a Ipanema esta praticamente sucateada, a mesma já passou por mais de 4 reformas no motor por ter dado um problema mais conhecido no mundo mecânico como esquente. Hoje em dia só usa a Chalupe em casos mais simples, a mesma não tem mais tanta condição para ser empregada em situações de maior complexidade.

A ambulância da Brigada foi uma conquista a partir de uma carta encaminhada pela brigadista Magno para o Programa do Ratinho.
Com o passar dos anos os responsáveis pelo setor financeiro da associação passou a guardar as doações em espécie feitas por populares e realizar campanhas de arrecadação, com isso veio a comprar um veículo de emergência, um moto modelo Bros, para poder ter um acesso mais rápido as chamadas emergenciais e otimizando tempo no atendimento, e também para realizar a viabilização do emprego das ambulâncias na emergência.
Chegando o ano de 2016 o empresário coiteense do ramo de bebidas mais conhecido como Wagner WA, entrou em contato com a diretoria da instituição, falando o seu interesse em presentear a corporação com uma ambulância USB modelo Doblô para assim ajudar a instituição e o município de Conceição do Coité, que iria passar a possuir mais um bem precioso.

Agora com quatro carros e uma moto a Brigada terá mais tranquilidade no momento que um deles apresentar defeito. A primeira da fila foi a última aquisição
Pelo motivo de três das quatro ambulâncias, não apresentarem bom estado, ou estarem em estado de sucateamento, no ano de 2018 foi montado uma comissão organizadora para a realização de uma feijoada beneficente em prol da Brigada Voluntária Anjos da Vida, onde o valor arrecadado iria ser convertido na compra de uma ambulância. No evento foi arrecadado a quantia de R$ 13,148, e com esse valor foi arrematada uma ambulância, modelo Fiorino na cidade de Capim Grosso – BA para aumentar a frota de veículos de emergência e melhor atender os casos emergenciais.

Anjos da Vida com apenas uma ambulância em operação precisou fazer duas viagens. A distancia do local do acidente para o hospital é de cerca de 15 km
A Brigada Anjos da Vida de Conceição do Coite tem registrado em seus arquivos mais de 10 mil atendimentos realizados em todo o território sisaleiro. A instituição tem um corpo ativo de 40 membros quais eles se dão plantões semanalmente para assim poder atender a população coiteense em casos de necessidade emergenciais, alguns dos voluntários da instituição tem seu trabalho fixo onde cumprem cargas horárias semanais e nos fins de semana dedicam seu tempo livre a associação, quais se fazem voluntários.
A Instituição recebe uma ajuda mensal da Prefeitura municipal em materiais de atendimento, gases, solução fisiológica a 0,9%, luvas de procedimento, lanches para os plantonistas, abastecimento semanal para os veículos de emergência e o pagamento mensal do aluguel da sede da instituição e o maior sonho é construir a sede própria da Brigada Anjos da Vida, e reformar a ambulância Chalupe a qual já vem a 6 anos na luta diária de atendimentos a acidentes e que esta praticamente sucateada, mas pelo fato de ser um serviço voluntariado e a instituição não ter renda fixa através de verbas, seja ela municipal ou estadual, não tem praticamente condição alguma de realizar esse ação.
Quem quiser ajudar a instituição pode depositar qualquer valor na conta da associação.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CONTA: 87822 – 8
AGÊNCIA: 1448
OPERAÇÃO: 013 – CONTA POUPANÇA.
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário