Primeiro dia de matrícula gera protestos em escola da rede estadual de ensino em Coité.

Começou nesta terça-feira (16/1) as matrículas do ano letivo de 2018 das escolas da rede estadual. Neste primeiro dia são contemplados os estudantes que solicitam transferência de unidade.
Durante todo o dia. Pais, alunos e lideranças comunitárias procuravam por informações
sobre o porque deste fechamento inesperado.

Empolgada para matricular seu filho no Colégio Estadual Durval da Silva Pinto, a dona de casa, Maria dos Santos, disse ter conferido todos os documentos para garantir a vaga na unidade. “Decidi matricular minha filha aqui para cursar o 9º ano. Por isso, fiquei atenta à data para a matrícula e olhei toda a documentação para não ter problema. Quando cheguei no Durval a noticia que tive foi de que a escola iria fechar, e que eu procurasse outra escola.” - relatou.
Também atento à matricula, João Pedro, 16 anos, decidiu realizar a matricula no primeiro dia, mas ficou inconformado pela noticia de que a escola não funcionaria este ano de 2018.
Alunos manifestam em frente a escola

Esta situação gerou revolta em lideranças do bairro dos barreiros, onde esta situada a unidade de ensino. Com cartazes na porta da escola, e com palavras de ordem, "Queremos o Durval". Uma pequena parcela de manifestantes pediam a continuidade da mesma. Uma manifestação esta sendo marcada para hoje as 09hs com concentração na porta da Escola Durval no bairro dos Barreiros.

O Durval não pode simplesmente deixar de existir como instituição de ensino, porque alem de escola, ali serviu e serve, como palco para as mais variadas expressões artísticas e sócios culturais. Oportunizando nossos jovens e crianças a sonhar. - Comentou o vereador Iêdo Cirino (PSD) quando soube da decisão do estado em fechar a unidade.


Nossa redação procurou obter maiores detalhes com Alex Oliveira, representante do colegiado do Colégio Estadual Durval da Silva Pinto, sobre este ocorrido e fomo informados de que: "A  direção da unidade mandaria a nota de esclarecimento sobre o fato" - Informou-nos Alex. Estamos aguardo e-mail com maiores detalhes desta situação.

Ao programa INFORME REGIONAL, veiculado pelo Estudio8. Alunos, pais, professores e direção da escola manifestou entrevistas. Entramos em contato com a Sec. de Educação do Estado Bahia, para se manifestarem sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.


VEJA O VÍDEO NO LINK ABAIXO.



Enquanto não resolve este impar-se em Coité. Segue o cronograma da Matrícula 2018 em toda a Bahia:

. 17 e 18 - Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente;

. 19 - Matrícula dos estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);

. 22 e 23 - Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);

. 25, 26 e 29 - Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.

Documentos: Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros); e o código do SETPS (que consta no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

Matrícula pela internet no endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula:

Por: Ricardo Lima  |  Fotos Divulgação  |  Info: SEEBA
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário