Você costuma se sentir muito sonolento durante a manhã, ter dificuldade de memorização, irritabilidade ou, ainda, dores de cabeça logo cedo? Mais do que resultados de uma rotina de trabalho cansativa, esses sintomas podem indicar que suas noites de sono não estão com boa qualidade. Neste terça-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial do Sono, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data é uma oportunidade para relembrar a importância de noites bem dormidas para a qualidade de vida.
"Um sono de qualidade é aquele no qual a pessoa dorme e se sente recuperada das atividades do dia anterior, não fica cansada no outro dia de manhã. É um sono reparador", explica Samir Magalhães, neurologista e especialista em medicina do sono da Clínica Intersono. De acordo com o médico, o sono é responsável por limpar as conexões do cérebro e por selecionar as informações importantes durante o dia. Ele, portanto, aumenta a qualidade da memória e melhora o desempenho funcional tanto em termos de atenção quanto de produtividade. "Faz com que aquela pessoa, durante o dia, consiga produzir melhor, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal", afirma.
A fisioterapeuta Vera Lacerda, que trabalha no Centro de Estudos do Sono, acrescenta que é durante o sono que são produzidos diversas substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. O que, nas crianças, é conhecido como "hormônio do crescimento", por exemplo, nos adultos atua como um "hormônio do rejuvenescimento" e promove sensação de bem-estar. "É no sono que a gente 'recarrega' nossa bateria", destaca.
POR: Gabriela Custódio - gabrielacustodio@opovo.com.br