Ano passado fizemos um projeto onde mulheres com deficiência visual aprendiam a fazer automaquiagem e com tutoriais, lembram?
A jovem Bruna Borges Duarte, de 22 anos, é estudante da primeira turma do curso de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS/Língua Portuguesa – TILSP, na Universidade Federal de São Carlos. É o primeiro curso do Estado de São Paulo, e, por ser na modalidade de bacharel, o primeiro do Brasil.
Bruna também é maquiadora profissional. Foi durante uma atividade na faculdade que ela teve a ideia de juntar suas duas paixões. Ela criou um canal no YouTube onde dá dicas de maquiagem para mulheres surdas.
“Em minha vida acadêmica a junção das duas áreas: LIBRAS e maquiagem se deram quando no fim do segundo semestre a professora organizou um Sarau, e pediu que cada um da turma apresentasse algo que tivesse afinidade”, disse Bruna ao Razões.
Ela trabalha em um salão de beleza há três anos. A estudante já fez diversos cursos e é formada como maquiadora profissional por três institutos (dois deles do Mato Grosso e um de São Paulo). Além disso, ela também tem formação de cabeleireira.
“Ou seja, sei de colorimetria, técnicas de luz e sombra, diferenciação nas tonalidades (básicas) de tom das brasileiras, tipos de pele e tipos (básicos) de interferência na pele, tipos de acne e por aí vai. Mas explicar cada coisa em libras foi o maior desafio até agora, mesmo já tendo maquiado algumas noivas”, admite.
A estudante conta que tem recebido um retorno bastante positivo de meninas e até de meninos surdos que assistem a seus tutoriais. “Isso me faz bem, e eu mais aprendo que ensino sempre que compartilho um vídeo em libras”, afirma.
VISITEM O CANAL NO YOUTUBE - @brunamaquiando