Os estudantes interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) poderão consultar o site do programa e fazer o cadastro para concorrer a uma das vagas disponíveis para FARESI.
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. |
A inscrição será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado e os interessados deverão se registrar no site oficial do Sistema de Seleção do FIES (Fies Seleção), disponível no endereço fiesselecao.mec.gov.br. Caso seja o primeiro acesso ao site, o candidato precisa efetuar um cadastro pessoal, clicando na opção “Primeiro acesso”.
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários-mínimos.
O resultado do FIES 2017 será divulgado nos dias seguintes ao término das inscrições. Quem ainda não for aprovado será automaticamente incluído na lista de espera. Todos os selecionados, na chamada regular ou na lista, deverão prosseguir para a contratação do financiamento, acessando o Sistema Informatizado do FIES (SisFies), no site sisfiesportal.mec.gov.br.
A partir daí todas as informações detalhadas sobre o candidato deverão ser validadas na FARESI, sito a Avenida Senhora Santana, 396 em Conceição do Coité, as vagas oferecidas são para os cursos de Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil e Engenharia de Produção e as que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera.
Seleção
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
Por: Anizio Junior – Ascom Faresi