Fredson Costa, gestor do Departamento de Cultura (DECULT), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, durante este Eco-Encontro, proferiu a Palestra norteadora do Projeto, com o tema: “Comunicação Oral: Sustentabilidade o Foco”.
|
A unidade escolar PAULO FREIRE é referência em educação contextualizada no Território. |
O Centro de Educação Profissional (CEEP), Campo Paulo Freire, município de Santaluz, no Território do Sisal, realizou na última sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, o Primeiro Eco-Encontro Interdisciplinar do PRONATEC, tendo como tema central: Sustentabilidade o Foco. O público-alvo foi a própria comunidade educacional, envolvendo educadores, educandos, funcionários e a direção da entidade realizadora, isto é, o CEEP.
|
Com foco na Sustentabilidade, Fredson Costa prendeu a atenção das/os estudantes participantes |
Foi um dia de encontro de ideias sustentáveis, com uma vasta programação reflexiva: Apresentações culturais, mesa institucional, café da roça (com alimentos orgânicos), caldeirão de ideias (demonstração de práticas de produção orgânica), almoço do campo (com produtos da agricultura familiar), painel dialógico, palestra, debate e encaminhamentos, tendo em vista o fortalecimento da construção de um capital social mais comprometido com consciência e a prática da sustentabilidade, sobretudo ambiental. Todo evento foi contextualizado com o bioma Caatinga, a vida no semiárido, no Território do Sisal, a partir de cada realidade local.
|
Dinâmica da chuva fez os presentes participarem com alegria e bom humor. |
Com um auditório repleto de adolescente e jovens do campo e da cidade de Santaluz, Fredson Costa abriu sua participação, no evento, com uma bela performance poética, lúdica e reflexiva, tendo como foco o bioma Caatinga e o “Sonho Sertanejo”. Sendo bastante aplaudido pelo público, logo de início. Deixando, assim, o ambiente alegre, prendendo a atenção dos participantes.
|
Risos e aplausos eram constantes durante a palestra de Fredson Costa. |
O palestrante Fredson Costa, no desenvolvimento da palestra, além de situar os presentes sobre a necessidade do “aprender a aprender” a conviver com o semiárido, respeitando o bioma Caatinga, animou o encontro, durante sua participação, com um jeito interativo, reflexivo e humorado. Despertando, assim, uma sensibilidade coletiva para uma tomada de consciência ecológica, socioambiental, econômica e cidadã.
|
O cantor Diego Silva foi convidado por Fredson para dar uma "palhinha" para o público presente. |
“Faz-se urgente sonhar, imaginar, lutar e celebrar um outro mundo possível, primando por uma verdadeira busca consciente de sustentabilidade. Tendo uma visão reintegradora do ser com a sua essência em conexão com a natureza, isto é, um olhar holística (integral e transcendental). Pensando, assim, o global a partir de uma ação local e sustentável, dentro de um espírito de unidade na diversidade. Vivendo a consciência eco-cidadã. Coexistência”. Disse, Fredson Costa.
|
Professor Crsipim, vice-diretor do CEEP Paulo Freire e um dos coordenadores do encontro. |
“Em nome da direção e estudantes agradecemos pela belíssima contribuição, que o Fredson Costa proporcionou, neste necessário evento. São pessoas com esse pensamento e propósito que nos faz acreditar ser possível construir um mundo melhor e de forma sustentável”. Disse, Crispim Silva, vice-diretor do CEEP, nas considerações finais, após a palestra do gestor de cultura de Conceição do Coité-BA.
Da Redação GN. Fotos: Ricardo Lima. | veja mais fotos abaixo: