Nesta terça-feira, 24 de janeiro, a partir das 9h da manhã, na Mansão Pai Bico, em Conceição do Coité-BA, começa o atendimento às inscrições (presenciais), bem como a introdução do curso prático, que vai até o dia 26 do corrente. As inscrições seguirão os critérios de ordem de chegada. Público-alvo: povos tradicionais (Terreiro de Candomblé, quilombola, periferias e/ou zona rural do município), merendeiras de escolas públicas, empreendedores da gastronomia alternativa e/ou interessadas/os em fomentar ou enveredar neste segmento cultural (gastronomia ancestral baiana).
O Projeto ONJÉ DARUGBÔ, COZINHA ITINERANTE será realizado pela entidade proponente ACFBA - ASSOCIAÇÃO CIVIL FILHOS DE BARBARA (com sede em Salvador-BA), tendo o patrocínio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SECULT). Apoio: ONG CPECC (Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania) e Associação dos Moradores da Mansão da Paz Pai Bico.
Peça publicitária já circula nas redes sociais. |
O Departamento de Cultura (DECULT), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Prefeitura Municipal de Conceição do Coité / Gestão: Governo da Gente) está parceiro deste importante Projeto.
Vídeo-documentário do projeto em circulação. |
Repercussão internacional (EUA) do projeto. |
Ao centro, Jorge Portugal (SECULT-BA), Perpetua Sampaio Secr. de Educação (Coité) Fredson Costa (DECULT) - Foto: Théo Araujo |
“É chegado o momento da gestão DECULT, neste governo reeleito democraticamente, buscar mecanismos antropológicos e o fomento da gastronomia ancestral, tendo em vista o empoderamento do setor e a promoção do turismo cultural e da economia solidária criativa local. Favorecendo, assim, a geração de emprego e renda, pela dimensão gastronômica afro-baiana”. Concluiu, o Gestor do DECULT-Coité, Fredson Costa.
Por: Ricardo Lima com informações DECULT - Fotos: Arquivo pessoal Pai Roberto