A "MACUMBA" NÃO ME ASSUSTA - 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE ESTA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA.

Ela é MEIGA E GENTIL. e enfaticamente nos revela " A macumba não me assusta. Foi nela que encontrei realização pessoal." - Diz Sivanilda Oliveira pertencente ao Terreiro de Pai Xavier em Conceição do Coité.
No sentido original da palavra, “macumba” é apenas um instrumento de percussão de origem africana, semelhante a um reco-reco. Um “macumbeiro” era o indivíduo que tocava este instrumento. Entretanto, o termo hoje é geralmente relacionado a rituais religiosos sincréticos de matriz africana, e começou a ser usado dessa forma a partir da primeira metade do século 20, quando igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática de religiões como a Umbanda e o Candomblé (onde o instrumento musical era muito usado). Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como “macumba”. 

Mas você sabe o que é macumba?

Despachos feitos na encruzilhada com pinga e velas vermelhas, pratos de farofa com champanhe, galinhas pretas sacrificadas e várias outras mais, a popular ‘macumba’ ainda é muito praticada no Brasil, e há quem tenha muito medo dela. Elas são realizadas normalmente com algum propósito pessoal (bom ou não), onde são oferecidos presentes e ‘agrados’ (as famosas oferendas) aos espíritos e entidades específicas. Pede-se de tudo: desde proteção, amor, dinheiro até a morte do inimigo.
Ao centro PAI XAVIER e suas filhas de santo.
SIVANILDA OLIVEIRA de branco e GAL ALMEIDA de torço vermelho.
O SITE GALO NEGRO esteve neste ultimo sábado dia 23/07 no terreiro de PAI XAVIER nas estrada que da acesso ao distrito de Juazeirinho no município de Conceição do Coité - BA, onde realizava-se rituais de Umbanda e descobrimos 5 coisas que muitos não sabiam sobre macumba.

Desenho de um terreiro de umbanda


1. A gira
Foto ilustração não se tratando do terreiro de Pai Xavier
A gira é uma cerimônia que ocorre no ‘congá’ (uma espécie de altar) com o objetivo da incorporação de um determinado espírito. Após “defumar” o local com a fumaça de ervas específicas, os membros da gira fazem uma ciranda e começam a entoar orações e cantar músicas, para chamar o espírito desejado. É quando acontece a incorporação.

Para que a entidade desencorpore, são entoados mais cânticos. É o famoso “canta pra subir”.

2. Despachos
Foto ilustração não se tratando de despacho de Pai Xavier
O despacho de macumba é a oferenda feita ao espírito ou entidade para se obter o favor desejado. Alguns espíritos preferem alimentos (como farofa ou pipoca), outros velas e bebidas como cachaça ou champanhe. O local de realização do despacho sempre possui um significado. Pode ser na praia, encruzilhada, ou até mesmo no cemitério.

3. O quarto dos santos
Foto: ileaxeomiyaoxum

O roncó (ou quarto de santo) é o lugar específico onde o adepto fica confinado por 21 dias após ficar “bolado”, um estado de semi-incorporação que ele experimenta antes de se iniciar ao seu ‘santo’.
O pai-de-santo prepara o roncó com a esteira sob a qual serão depositadas as devidas folhas, as representações materiais do orixá (como quartilhões, alguidares, ferramentas, pratos etc.) e tudo o mais que será necessário durante o tempo do recolhimento. Depois de passar pelo roncó, o indivíduo está pronto.

4. Disciplina!
Foto ilustração não se tratando do terreiro de Pai Xavier
Chamado de peia, cobrança, castigo, porrete, sacudida e mais uma série de termos, o castigo de um espírito pode recair sobre seu ‘filho’ caso ele não obedeça suas ordens e orientações. Há casos contados em que, por desobediência e desacato, o “filho” foi “passado”. Esse termo é muito comum para se referir a casos em que o “filho” desobediente foi castigado fisicamente (em um acidente, ou tendo algum distúrbio orgânico inexplicável) a ponto de vir a falecer.

5. Atabaque sagrado
Tiago Popular e pré candidato a vereador visita os amigos no Terreiro de Pai Xavier e posa pra foto ao lado dos Atabaques.
O toque do atabaque é considerado importantíssimo para que haja incorporação. Tal instrumento é consagrado e guardado com máxima reverência, coberto com lençóis específicos. Acreditam que para cada linha de ‘incorporação’ exista um tipo de toque específico, e a vibração correta ajudará o médium a incorporar com maior facilidade. Inverter o tipo de batida pode causar dano ao andamento de sua cerimônia.
Sivanilda Oliveira (de branco) está há 04 anos na umbanda e diz que foi no Terreiro que encontrou sentido pra sua vida que segundo ela andava "toda complicada"

De "torço" vermelho Gal Almeida "medium" disse que a sua tristeza maior é de ver tanta intolerância contra as práticas de sua religião que muitos evangélicos sem conhecerem espalham boatos sem conhecimentos de causas e pediu mais respeito a todos.

Pai Xavier lider espiritual no terreiro deixou bem claro que não se deve culpar as entidades e orixás pelas maus escolhas que fazemos na vida. Se sofremos algo de bom ou ruim vai depender muito de nosso caráter e personalidade.


Fonte(s): ABHR, Texto: Ricardo Lima
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