COITÉ - LAZER, DIVERSÃO E LUTA NESTE PRIMEIRO DE MAIO

Léo Sintracal em entrevista.
Além de ter sido num domingo o 01 de maio foi duplamente comemorado pelo fato de também ter sido um feriado. Neste domingo especial a direção do SINTRACAL – COITÉ organizou um evento social e festivo para os trabalhadores no ramo de calçados que compareceram em um numero expressivo e trazendo consigo suas famílias e amigos para o momento.
O SINTRACAL esta em coité desde 2004 quando foi implantada a antiga fabrica de calçados VIA UNO. Segundo Ricardo, conhecido como “Léo Sintracal” Coité tinha um histórico de que trabalhadores neste ramo não tinham a consciência sindical de seus direitos e deveres como trabalhadores. Fato típico aqui no nordeste, e em Coité não era diferente. O Sintracal ao longo dos anos vem organizando a vida destes trabalhadores (as) de uma forma orientacional e protetora. Hoje eles são respeitados pela chefia e diretoria das fábricas pelo fato de constantemente serem orientados pelo sindicato quanto as suas atribuições profissionais e humanitárias. Salienta Léo.
Em um discurço eloquente Assis destaca os avanços sociais da classe trabalhadora.
Presente no evento o prefeito de Coité Francisco de Assis e o Presidente do PT, Partido dos Trabalhadores de Coité Aroldo. Nossa equipe fez alguns questionamentos ao gestor municipal em relação ao dia 01 de maio e como não poderia deixar de ser ele relacionou a data ao momento politico que vive o Brasil.

GALO NEGRO - Prefeito o que representa o Primeiro de Maio para o Senhor?

ASSIS - Eu fui forjado na luta dos trabalhadores, filiado há quase 30 anos no PT, Partido dos Trabalhadores o primeiro de maio sempre teve uma grande simbologia, e este é mais importante porque a classe trabalhadora acaba de sofrer um golpe. E a nós precisamos estar unidos para as lutas que estão por vir daqui pra frente.

GALO NEGRO - Caso Dilma seja afastada da Presidência da República isso causa um desconforto aos prefeitos petistas inclusive ao senhor aqui em Coité?

ASSIS - Eu prefiro acreditar que o problema não é restrito a prefeitos petistas. O problema é da nação como um todo. O estado democrático de direito foi afrontado, atingido, houve uma ruptura institucional, um golpe. Este afastamento da Dilma não tem nenhum sentido legal. As elites cansadas de perder apelaram mais uma vez pro golpe contra a constituição, contra a classe brasileira. O Temer não terá nenhuma condição de governar. Faremos da vida dele um inferno. Porque ele é um traidor corrupto, e Dilma uma mulher honesta, honrada, que venceu uma eleição com mais de 54 milhões de votos e que foi golpeada traiçoeiramente pelo Temer e pelo “bandido” do Eduardo Cunha, com a cumplicidade do STF, e da mídia Brasileira que é Golpista e partidária.
VOZ E VIOLÃO ANIMANDO O ENCONTRO

GALO NEGRO - Há algum plano B pro PT caso a presidenta Dilma seja impedida de fato?

ASSIS - Não há nenhum plano que não seja luta. Dilma pra mim não tenho nenhuma duvida. Ela já foi impedida no dia 17 de abril, o Senado vai apenas confirmar o golpe, as duas casas estão rasgando a constituição mais uma vez, e pra mim o grande culpado é o STF que deixou que tudo isso ai acontecesse. Só um milagre salvaria Dilma destes canalhas que infestam o Brasil.

GALO NEGRO – Da para fazer uma previsão do que vem por ai prefeito?

ASSIS - Olha isso vai gerar uma grande convulsão social nesse pais. E não será nada bom pro povo. Especialmente para o povo pobre dos pais.

Prefeito Assis.
GALO NEGRO – Ano de disputar a sua reeleição. Alguma carta na manga para isso?

ASSIS - Eu não tenho nenhuma carta na manga. O que eu vou mostrar pro povo de coité é o que fizemos na nossa gestão. Nossa transparência, as obras, os serviços que oferecemos nosso compromisso com ética com a honestidade com o zelo do dinheiro público.

GALO NEGRO – O senhor tem medo de perder as eleições?

ASSIS - Eu não tenho medo de perder as eleições eu prefiro perder com a verdade com as coisas, os valores que eu acredito do que ganhar da forma que o Temer ganhou, no roubo.

GALO NEGRO – O que o Senhor diria aos eleitores de Coité?

A população de Coité é Livre é inteligente vai saber fazer a escolha certa eu não tenho medo de terceira via, porque se houver a terceira via ela vai ter uma votação muito abaixo do esperado. A eleição aqui em é um BAVI, onde eu tenho 50% chance de ganhar e 50% de perder. Estou preparado pra tudo. Se o povo de coité me confiar mais quatro anos, eu vou fazer um governo até melhor do que o primeiro, porque vou estar com a casa arrumada ao meu modo e com os meus companheiros. Se eu perder a eleição desejo boa sorte ao que ganhar e boa sorte a Conceição do Coité, Estou muito tranquilo em relação a isso. – Finalizou Assis.
Domingo de Sol forte e calor o abrigo no toldo foi a solução.

Ainda conversamos com Léo Sintracal sobre a importância deste evento e a relação politica do mesmo.

GALO NEGRO – Léo o que é o 01 de maio na sua visão?

LÉO SINTRACAL – Uma data muito importante para os trabalhadores do Brasil e em especial os trabalhadores no ramo de calçados aqui de Coité, e nós trabalhadores não podemos tirar de vista que a burguesia e a elite deste país estão tentando tirar uma presidenta eleita pelos trabalhadores, e que temos uma luta dia a dia, e só com esta luta é que conseguimos avançar.
Em ano de eleições vale a pena falar sobre o assunto com velhos amigos.
Assim fez LÉO SINTRACAL, aproveitando o momento ao lado de Assis, ele que é Pré candidato a vereador no proximo pleito.

GALO NEGRO – Então estamos aqui num evento festivo, mas também politico?

Sim um evento festivo, mas dado à importância do dia dos trabalhadores não podemos deixar de pensar em politica por que precisamos avançar na discursão da carga horaria de trabalho, até porque temos um congresso conservador que não avança nesta temática. Por isso se torna um evento politico porque para melhor as coisas a politica tem que ser efetivada em favor dos trabalhadores. – Finalizou Léo.


O Sintracal esta localizada na Av. Luís Eduardo Magalhães S/N – Coite – 75.9.9243-251

Texto: Ricardo Lima - Fotos: Pereira
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial