Naiara Moura/Acorda Cidade
Um grupo de mulheres saiu da rodoviária de Feira de Santana na noite de segunda-feira (16) para participar da Marcha das Mulheres Negras 2015. São esperadas cerca de 100 mil mulheres de todo o Brasil no evento, que acontece na quarta-feira (18), em Brasília. Da região de Salvador e Feira, sairão seis ônibus, saindo também caravanas de Bom Jesus da Lapa, Barreiras e lugares mais próximos de Brasília.
Segundo Cleusa Cerca Juriti, da Rede de Mulheres Negras do Território, estão indo pelo menos 31 mulheres de Serrinha, Água Fria, Lamarão, Biritinga, Coité, Ixu e Água Fria. O grupo viajará por 30 horas levando pautas como combate ao racismo, machismo, sexismo e em busca do bem viver.
“A gente compreende que tendo essa pauta a gente envolve a saúde, educação, segurança, esporte e lazer e está contemplando as famílias e as mulheres negras para ter um bem viver com esses aspectos”, afirma.
Cleusa explica que caravanas circularam por cerca de 200 cidades da Bahia para conscientizar as mulheres sobre os objetivos da marcha em Brasília. “Nós levamos a informação para que as mulheres que estão indo hoje para a marcha saibam o que estão indo fazer em Brasília, com essa pauta de reivindicação que é dar visibilidade às mulheres negras da Bahia e do Brasil”, informa.
Conforme a representante do grupo, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial ajudou com os ônibus, outras secretarias contribuíram com alimentação e água. “E em Brasília, tanto o Governo Federal quanto algumas ONGs estão contribuindo para a permanência dessas mulheres. A gente vai ficar num alojamento e fomos orientadas a levar colchonete e pertences pessoais”, destacou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade