De forma inteligente educadores de Coité reservam tempo para escrever e postar em suas redes sociais os atrativos do municipio, e o que fazer nas ferias. As dicas servem para quem não vai viajar e para os visitantes. SEJAM BEM VINDOS. E curtam Coité.
SEGUE O TEOR DA POSTAGEM:
(Editamos treços do texto para não conotação comercial na matéria)
"SOBRE CONCEIÇÃO DO COITÉ, BAHIA. LEIAM... É INTERESSANTE!!!
- Agora que as férias começaram, vem uma pergunta a moradores e visitantes: - O QUE FAZER EM COITÉ?
Vamos a algumas dicas dos Professores Fábio Souza e Matteus Freitas de Oliveira:
PASSEIOS:
- Trilha na Serra do Mucambo - Para quem gosta de natureza, essa é uma boa pedida para conhecer o bioma Caatinga. É só seguir de carro por 15 km pela BA 409, direção a Salgadália, com parada no povoado de Serrote, onde logo avistará a Serra. O Povoado é constituído por pessoas simples e acolhedoras, vale a pena trocar saberes com comunidades rurais tradicionais. Em seguida, entre a direita e siga por uma estrada de chão, basta estacionar e aproveitar começando a subida. A vegetação é composta por uma Caatinga Florestada com árvores muito altas - algumas delas possuem um comportamento folear interessante deixando-as cair no período de estiagem, mas agora após as chuvas apresentam-se frondosas - além das plantas arbóreas e arbustivas, poderão desfrutar de plantas herbáceas como as bromélias, cactáceas e flores exóticas e rochas coroadas de musgos viçosos que extasiam o visitante. Pode se ver também alguns animais catingueiros, sobretudo das espécies dos roedores é aves. Bom para fazer pela manhã e, logo após, almoçar no Bar das Folhas no distrito de Salgadália ou fazer a tarde, para ver do alto de 100 metros um lindo por do sol no Sertão. O bar das Folhas é outro ponto interessante a ser explorado, pois utiliza saberes e fazeres tradicionais para produção de cachaças com propriedades fitoterápicas das plantas, boa parte dessas são endêmicas do bioma Caatinga.
- Park Aquático - Excelente opção para crianças e família. Passar o dia inteiro é muito bom!
- Praça da Babilônia - Revitalizada recentemente, é uma excelente opção de lazer no coração da cidade. Moderna, bonita e funcional, conta com um parquinho para crianças, Salão de Exposição (onde tem sempre movimento artístico-cultural e exposições de arte), plantas ornamentais, monumento ao sisal e lindos mosaicos no chão que retratam a história do município, com destaque à vida campesina de alguns povoados e distritos. Nela se encontra o mais novo cartão postal da cidade: o letreiro/monumento com o nome 💙 COITÉ, onde se pode fazer belíssimas fotos. Nos seus arredores há ainda um Centro Cultural, onde há com frequência apresentações de teatro, música, dança, desfiles e palestras, entre outros eventos.
- Vila Vilekula - Idealizada pela professora e artista plástica Léa Rios, é uma obra de arte ao ar livre na lateral de sua casa. Trata-se de uma rua dentro de uma rua e extrapola as dimensões espaciais, por concentrar um espaço cubista que se propõe a um espaço artístico sobreposto num espaço público/privado da cidade. Forma-se a pintura de uma vila colorida e divertida, perfeita para fotografias despojadas e alegres. Com traços geométricos, a artista Léa Rios reiventa a rua e nos possibilita imaginar uma cidade utópica e de acesso a todos. Arte de rua semelhante ao grafitte que embeleza e dá vida ao local. Vale a pena visitar!
- Praça Eliana Cirino, na Rua Duque e Praça da Bomba, no Centro - Duas praças recém revitalizadas, trazem uma arquitetura atual com ornamentação com plantas e árvores. Ambas são excelentes espaços de lazer, sendo que a da Bomba conta com um parquinho para crianças e a da Rua Duque com uma academia para ginástica e musculação ao ar livre.
- Coité Arte e Feira Livre - Excelente escolha para levar uma lembrancinha da cidade. A Coité Arte é uma associação comunitária e tem sua sede no centro comercial da cidade, desde 2009 produz artesanato das mais variadas espécies, com mais de 30 artesãos que negociam com preço bem em conta. Lá você encontra desde souvenir de sisal, até colcha de retalhos. Tem muita coisa do sertão feita com mãos delicadas. Em seguida você vai a feira-livre (às sextas) e pode conhecer a diversidade do comércio local com preços bem legais. Pode-se conhecer o Centro de Abastecimento que fica dentro da feira-livre e o Mercado Municipal, uma das construções arquitetônicas mais antigas da cidade.
- Praça da Matriz - Onde se localiza a Igreja Católica Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Coité, construída há mais de 150 anos, com uma linda arquitetura em estilo eclético, por associar tendências de Art decó, Neogótico e Neoclássico (por que não até Barroca?) com cores suavizadas, onde vale salientar que a forma arquitetônica já foi bastante modificada. Sua arquitetura e estilo são motivos para muitos questionamentos e debates. Essa igreja fica ainda mais bela nas festas de fim de ano, quando as luzes que enfeitam sua frente são completamente acesas. Nessa praça, mistura-se o moderno com o clássico, há vários pinheiros e um coreto bem charmoso mostrando o clima interiorano da cidade. Há também muitas opções de bares e lanchonetes ao seu redor.
- Por do sol do Parque de Exposição – Típico da luminosidade que entra na área de tropicalidade onde situam-se áreas semiáridas, o por do sol sertanejo de Coité também é uma potencialidade a ser aproveitada. Além da visão do espetáculo natural realizado pelo sol, soma-se a este a vista panorâmica da cidade, quase que inteira, e do Açude Itaurandi construído pelo DNOCS, em combate à seca. O passeio pode ser de carro, moto, bicicleta ou a pé e contemplar a vista é algo bacana. Mas, recomendo fazer o passeio de bike, pois além de saudável, existe um movimento esportivo nessa área se consolidando em todo município. Recomento ir sempre acompanhado, pois é um local afastado da cidade e pouco movimentado.
- Praça da Fonte Luminosa - Uma das praças mais tradicionais, embora precise ser revitalizada. Conta com uma fonte, que no momento não está funcionando, canteiros e um monumento: o busto em homenagem a Wercelêncio Calixto da Mota, um dos primeiros prefeitos do município. Nas imediações dessa praça há ainda as Lojas Americanas, a casa da professora Rita do Pergaminho que vira uma atração a parte pela arrumação natalina e uma das pouquíssimas casas que ainda conserva a arquitetura antiga, dos primórdios da cidade, hoje a Boutique da Beleza.
- Por do Sol na Ladeira da Juliana - Assim como o outro local indicado para contemplar o crepúsculo, não há estrutura montada, mas a vista da despedida do astro rei a fantástica. A visão da caatinga é suas formaçõesfica ainda mais fantásticas com a despedida da luz dos últimos raios do dia.
- Praça de Alimentação da Rua do Padre - Uma reunião de trailers e barraquinhas que vendem várias comidas: pastel, sanduíches, cachorro-quente, acarajé e o beiju (chamado de tapioca em outros lugares). Este último é o maior destaque, primeiro por ser típico da região e também porque é uma verdadeira delícia. Preço em conta e poções variadas numa pracinha simpática e moderna.
BARZINHOS:
Diversos points espalhados pela cidade e zona rural
Diversos points espalhados pela cidade e zona rural
FESTAS TRADICIONAIS:
- Semana Santa.
- Roteiro do Forró, mês de junho.
- Semana da Cultura, mês de Julho.
- Festa da Cidade, aniversário do município, 07 de julho.
- Festa da Cultura Evangélica, 23 de setembro.
- Arrocha Vip, mês de outubro.
PIZZARIAS:
(Excelentes pizzarias no centro da cidade.)
(Excelentes pizzarias no centro da cidade.)
CHURRASCARIA E RESTAURANTES:
(Dentro e fora do centro da cidade.)
(Dentro e fora do centro da cidade.)
A CIDADE CONTA COM VÁRIOS LUGARES DE DEGUSTAÇÃO:
DISTRITOS, QUEM QUISER CONHECER A ZONA RURAL:
- Aroeira
- Bandiaçu
- Juazeirinho
- Salgadália
- São João
Boas férias a todos!"
Att Professor Fábio Souza e Matteus Freitas ( um coiteese e um retirolandense)
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário