DEFINIDA MESA DIRETORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE CONCEIÇÃO DO COITÉ - BA

No último dia do mês de janeiro de 2017, na Sala de Reunião do Centro Cultural de Conceição do Coité-BA, o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, deste município, fez reunião extraordinária, objetivando a ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA: PRESIDENTE E SECRETÁRIOS (primeiro e segundo secretário), conforme a Legislação atualizada, seguindo o Regimento Interno em vigor. 

Fredson Costa (DECULT), presidindo a sessão.
A Sessão foi presidida por Fredson Costa, atual gestor do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. Em uma noite singular com uma sessão plural, com diversidade cultural, bem representada pelos atores sociais e o poder público (do executivo) coiteense, Fredson Costa abriu as atividades de forma poética e lúdica, declamando a canção “Conceição do Coité” (de autoria dele e do cantor Del Feliz). Ainda na introdução, de maneira mística, o cantor Ricardo Lima foi convidado para cantar uma música de sua autoria “Aquela História”, despertando sentimento humanístico, resiliência, união e amor sincero ao próximo.

Bruna Bessa, no ato da leitura do livro Ata de posse do Conselho.
Logo no desenvolvimento dos trabalhos, foi lida a Ata de Posse dos Membros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Cultura, que aconteceu no dia 08 (oito) de agosto de 2016, no Teatro do Centro Cultural de Coité. 
Memória da Posse das/os Conselheiras/os de Cultura, no Teatro do
Centro Cultural de Coité, 08//08/16

Em seguida, foi feito uma síntese da conjuntura da política de gestão cultural, no tocante ao exercício do Conselho, que foi refundando com uma nova pedagogia.




Logomarca oficial do Conselho. Designer: Ninho Ismael


O Conselho de Cultura, em Coité, no que diz respeito à sociedade civil, renasce de um trabalho de base, de modo dialógico, democrático e participativo, despertado pelo DECULT, na gestão Fredson Costa (anos 2015 e 2016). Fazendo, assim, a setorização da cultura, criando núcleo para cada segmento artístico cultural, totalizando 07 (sete) NÚCLEOS TEMÁTICOS DA SOCIEDADE CIVIL: 

1- Núcleo de Cultura Popular (Titular: Cleiton da Silva Santos / Suplente: Ana Paula de Sousa Oliveira);

2- Núcleo Artes Literárias e Musicais (Titular: Edélcio Pereira da Silva / Suplente: Webson Santana de Almeida);

3- Núcleo de Artes Cênicas (Titular: Artur Áriston Oliveira dos Santos / Suplente: Carlos Alberto Pinto de Carvalho Junior);

4- Núcleo de Artes Visuais e Audivisuais (Titular: Edifran de Araujo Ramos / Suplente: Leonardo Oliveira Carneiro);

5- Núcleo de Povos Tradicionais (Rosane Batista de Almeida / Suplente: Rosivan Moreira de Carvalho);

6- Núcleo de Artes da Agricultura Familiar e Economia Solidária Criativa (Mª Luzia do Carmo Santana / Suplente: Mª Rute Lima Silva);

7- Núlcleo de ONGs Culturais (Titular: Saulo Cardoso da Silva / Suplente: Carlos Castro Lima).

E MAIS 07 CADEIRAS REPRESENTATIVAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL (PODER PÚBLICO):


1- Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Titular: Robenilton Pinto Carneiro / Suplente: Juciene Ferreira Cordeiro Carvalho);

2- Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária (Titular: Núbia da Silva Oliveira / Suplente: Edvaldo Andrade Evangelista);

3- Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (Titular: Sara Ramos de Jesus / Suplente: Rúbia Emanueli Oliveira Lima de Cerqueira);

4- Secretaria de Administração e Planejamento (Titular: Alexandra da Silva Oliveira Nascimento / Suplente: Elisângela Azevedo da Silva);


5- Secretaria de Indústria e Comércio (Titular: Evandro da Silva Martins Júnior / Titular: Robério Sebastião Coelho);

6- Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Titular: Rayan Carneiro Andrade / Suplente: Gilberto de Barros);


7- Departamento de Cultura – DECULT (Titular: Bruna Luana Bessa de Oliveira / Suplente: Fredson Costa de Araujo).

Totalizando, assim, 14 conselheiros/as titulares (e 14 suplentes) da sociedade civil e do poder público. Logo, Conselho paritário, consultivo e fiscalizador da gestão cultural, do município de Conceição do Coité-BA. 
Enfim, as palavras de ordens foram: Atitude, Resiliência, União...
Após a contextualização do que é o Conselho, sua função e o papel de cada segmento (sociedade civil / poder público) foi feita a ELEIÇÃO E POSSE DA MESA DIRETORA. Ficando eleitos por unanimidade: Saulo Cardoso da Silva (Núcleo de ONGs Culturais / Sociedade Civil), Presidente; Bruna Luana Bessa de Oliveira (DECULT / Poder Público), Secretária do Conselho, e Edifran de Araujo Ramos (Núcleos de Artes Visuais e Audiovisuais / Sociedade Civil), segundo secretário.

Cleiton Silva (de azul), representando a Cultura Popular e Pai Galego do segmento Povos Tradicionais.
Na Sessão Extraordinária, também, teve como pauta: ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE SESSÕES DO ANO 2017, bem como abertura para intervenções, críticas, sugestões e votações de encaminhamentos para reforma do Regimento Interno, que será legitimado na próxima Sessão, no dia 21 de fevereiro de 2017, às 16h, no mesmo local. 
Bruna Bessa, eleita Secretária do Conselho.
Segundo Bruna Bessa (DECULT), eleita Secretária do Conselho Municipal de Cultura de Conceição do Coité-BA, “o desafio agora é dar seguimento a essa reestruturação do Conselho, pois tínhamos antes um Conselho desativado em todos os sentidos: Em Participação da sociedade civil e do poder público; desativado em documentação e participação política de um modo em geral. Tínhamos uma forma de representação que não fazia jus à política cultural, agora com o novo jeito de se conceber gestão cultural, foi criado (idealizado e coordenado pelo DECULT) a setorização da Cultura, via Núcleo de cada linguagem artística e/ou segmento cultural organizado, na sociedade civil, totalizando sete (07). E com o poder público, a outra dimensão do Conselho, que é paritário, procuramos despertar o Governo da Gente para colocar representações compatíveis, tendo pessoas envolvidas no fazer cultural municipal, de fato”. Salientou, Bruna.

Questionada sobre o seu papel no Conselho, enquanto Secretária, que vai cuidar diretamente do contexto burocrático (documentação, registro e memória), Bruna Bessa evidencia: 

“Tenho como objetivo e desafio, agora, rever toda a documentação e colocar as nuances burocráticas em dias, atendendo à legislação cultural do município, que também foi reformada, atualizada e, sobretudo, contextualizada, provocada pelo DECULT, na Gestão Fredson Costa. Nós do DECULT, sob a coordenação do Fredson, além de reativar o Conselho Municipal de Cultura, inauguramos um jeito diferente de fazer gestão de conselho, pautada em fóruns continuados, miniconferências e ação democrática e participativa, de modo sincero e sustentável”.   Concluiu, Bessa. 

“O rumo da gestão do Conselho, uma vez eleita a Mesa Diretora e acordado o novo Regimento Interno, é pontuar, primeiramente, o papel de cada um. Parar com esse negócio de centralizar a figura do presidente. Neste caso, o presidente vai ser um instrumento que, também, tenta se empoderar, a partir dos caminhos que a gente for caminhar”. Evidenciou, o Presidente eleito, oriundo da sociedade civil, Saulo Cardoso.
Saulo Cardoso, eleito presidente do Conselho.
“Cada conselheiro tem seu papel fundamental. E é isso que pretendo, enquanto presidente do Conselho, despertar em cada sujeito integrante o seu papel, sua missão, de modo coerente, interligado e democrático. Meu papel, portanto, é descentralizar e coordenar as tarefas, fazendo com que uma peça fique girando na outra, harmonicamente. Tendo em vista a importância de cada membro e a funcionalidade plena do Conselho”. Concluiu, Saulo Cardoso. 

Com mesmo clima de abertura, o evento foi encerrado de maneira lúdica, reflexiva e motivadora, onde cada membro do presente de mãos dadas resumiu em uma palavra geradora: O que sentiu e o que vislumbra enquanto missão, visão e celebração da Política Cultural do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE CONCEIÇÃO DO COITÉ, Território do Sisal, Bahia. 


Redação: GN NEWS (Galo Negro).
Informações: DECULT.
Foto: Ricardo Lima (GN)
Foto: Arquivo DECULT (Coité). 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial