Um sismo com magnitude de 4.3 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira, pelas 07h44, e fez-se sentir em zonas da Grande Lisboa, Centro e Alentejo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já confirmou que se tratou de um tremor de terra cujo epicentro "se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço, próximo de Torres Vedras".
O abalo não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada)", adiantou aindao IPMA. A escala de Mercalli tem 12 níveis, entre o impercetível e danos quase totais. O nível III corresponde a um sismo fraco e implica que seja sentido dentro de casa e que os objetos pendentes baloicem.
"A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo", explica o IPMA. Sobral de Monte Agraço já tinha sido afetado por alguns abalos nos últimos dias, entre os quais dois mais fortes no dia 15: um registou 2.5 e outro 2.9 na escala de Richter.
O último grande sismo sentido em Lisboa foi a 29 de fevereiro de 1969. O terramoto teve uma magnitude 7.9 e fez-se sentir durante a noite, com especial veemência na região algarvia. Em 2009 também foi sentido um abalo de 6.0 com epicentro no mar.
por: cmjornal.pt | informações: ADRIANO DIRETO DE LISBOA
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário