Instrutor de Jiu-jitsu Marcelo visita a sede do GN NEWS conta um pouco do seu projeto denominado RESGATE. Um projeto que visa tirar as crianças da ociosidade e dar a elas um rumo na vida através do esporte.
GN NEWS - Marcelo nos fale um pouco deste projeto.
MARCELO - “O projeto Resgate nasce da necessidade que a nossa juventude tem de ser inserida, de ser ajudada, pois nas periferias nós não temos nada, apenas bares, facções trabalhando para inserir os jovens álcool e nas drogas”.
“O projeto Resgate nasce não só para resgatar, mais para impedir que a criança e o adolescente que ainda não se envolveu com as drogas, não vão para o mundo das drogas. Nós do Projeto Resgate entendemos que é mais fácil prevenir do que tratar um adolescente já envolvido com as drogas”.
"Eu fui salvo através do Jiu Jitsu..." |
GN NEWS - Você ja tem colhido resultados, apesar do pouco tempo de projeto?
MARCELO - Sim. Através do Jiu Jitsu os jovens tem essa oportunidade pois sabemos que a prática de um esporte pode levar eles a um nível que eles nem imaginam que á nivéis de campeonatos estaduais a nível de Brasil e e internacionais.
Temos um exemplo no projeto Resgate da Ítala que é uma garota de 13 anos que nós levamos para o Campeonato baiano a primeira etapa em 2017 e ela ganhou medalha de ouro . Então o projeto resgate tem a inspiração de ajudar
GN NEWS - Como nasceu esta ideia de criar o projeto?
MARCELO - A intenção do projeto nasceu através do meu desejo de ajudar outros. Pois eu fui salvo através do Jiu Jitsu, também sou um jovem que vim da periferia, passei por dificuldades, fui atingido pelo convites que a periferia me ofereceu.
Quando eu conheci o Jiu Jitsu fui salvo por ele. Hoje eu digo que o Jiu Jitsu é minha religião pois me salvou.
Como fui salvo resolvi que eu deveria dividir isso, e comecei com 3 crianças na Cidade Jardim elas me viram treinar um dia e falaram e ai tio? Sozinho? Me ensina isso para mim.
Comecei a ensinar essas crianças, e dessas 3 começou a chegar mais crianças e hoje temos em média 40 crianças, contando com 18 no bairro Casas Populares, que estão aprendendo a filosofia do Jiu Jitsu, que é a superação do domínio próprio. De conter o espirito de agressividade.
O Jiu jitsu é uma arte marcial e uma luta que nos deixa sensato, pensativos tomando atitudes mais coerentes em relação ao que a vida nos proporciona .
GN NEWS - Há dificuldades em manter o projeto?
MARCELO - Demais. Como somos um projeto iniciante temos dificuldade em relação a material para os alunos. Material de treinamentos, como Quimonos, shorts, camisetas, algumas placas de tatames para alunos e professores. Inclusive o Claudio me auxilia neste projeto.
GN NEWS - Onde fica a sede do projeto?
MARCELO - Não temos sede treinamos em um Quiósque na Praça do bairro Cidade Jardim aqui em Coité. Sonhamos com uma sede um espaço onde não possamos apenas treinar com as crianças, mas que possamos fornecer não só o Jiu Jitsu, mais uma alimentação, um lanche para as crianças, uma água para hidratar, reforço escolar, para que atendamos em um todo não apenas na arte marcial.
GN NEWS - Qual seria em média o orçamento para manter o projeto hoje?
MARCELO - Para esse suporte em média R$ 2.800,00 reais mensais seria suficiente para inicio. Pois investiríamos em Quimonos, alimentação, água, aluguel de uma sede, e etc.
Temos 10 atletas aptos para irem ao Campeonato Baiano porém só temos 1 Kimono para esses atletas usarem o que acaba sendo insuficiente.
GN NEWS - Somente você e o Claudio acampa esta luta?
MARCELO - O projeto resgate tem o apoio de Homan Hage que é o nosso mestre. Ele já trabalha com projetos sociais desde os 16 anos, envolvendo Karatê, Jiu Jitsu..., e nós sonhávamos com um mestre há muito tempo. E ele estava aqui tão perto tão perto de nós.
Quando fizemos o convite a Homan Hage ele abraçou o projeto em sua plenitude. |
Ele conseguiu 25 placas de Tatames com a Secretária de Esporte e Cultura do municipio de Coité, por isso estamos treinando com um tatame excelente, oficial, graças ao nosso mestre Homan.
GN NEWS - Futuro?
MARCELO - Para o futuro temos expectativas excelente para o projeto sonhamos com um ponto de luta um Dojô em cada bairro dessa cidade, e nós ainda teremos atletas campeões no campeonato baiano, no brasileiro, e atletas a nível mundial.
Iremos trabalhar para ter uma sede com estrutura para receber essas crianças, teremos faixas pretas inseridos neste projeto e além do jiu jitsu teremos no futuro outras artes marciais inseridas como o Karatê, o Judô, o Boxe entre outros... Para que possamos ter atletas completos que não fiquem apenas no jiu jitsu, mais que possam ir para o UFC, MMA, sonhamos que o projeto resgate vai voar.
GN NEWS - O projeto tem alguma relação com a Associação Desportiva Silveira de Karatê?
MARCELO - A associação Silveira é nosso parceiro a muitos anos. Antes do projeto resgate existir, nós já eramos parceiros, a parceria acontece na pessoa do Sr.Carlos e do Sr. Tiago. Principalmente do Tiago que é meu amigo de infância. Os dois são mestres de Karatê, e eles sempre nos receberam muito bem.
GN NEWS - Recentemente a Campeã de MMA Michele Oliveira esteve visitando seu projeto, certo?
MARCELO - Foi lindo. As crianças ao receberem a campeã Michele ficaram estasiadas. Nós sempre falamos que o jiu jitsu pode levar a lugares que você não imagina,
A Michele hoje esta no MMA, mais nadou nas águas do do jiu jitsu toda vida dela levando ela para onde ela está hoje.
Todos queriam fazer uma foto com a campeã e ela muito humilde, sensata liberou palavras de vitória sobre as crianças incentivou abraçou o projeto resgate. As crianças ficaram até mais animadas para treinar depois da visita dela. - Finalizou Marcelo
PROJETO RESGATE
Mestre: HOMAN HAGE (JIUJITSU COITÉ)
Professores: Marcelo e Jorge
EQUIPE: TEAM CARVALHO
Locais de treino: CIDADE JARDIM | CASAS POPULARES
Segundas,Quartas e Sabados
INFORMAÇÕES: 75.9.8237-8130 whatsapp
por: GN NEWS
PROJETO RESGATE
Mestre: HOMAN HAGE (JIUJITSU COITÉ)
Professores: Marcelo e Jorge
EQUIPE: TEAM CARVALHO
Locais de treino: CIDADE JARDIM | CASAS POPULARES
Segundas,Quartas e Sabados
INFORMAÇÕES: 75.9.8237-8130 whatsapp
por: GN NEWS
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário