O surto de febre amarela que ocorre em Minas Gerais desde o início de 2017 está assustando moradores de todo o País, principalmente aqueles de Estados vizinhos aos municípios que já registraram mortes em decorrência da doença . Nesta hora, surgem inúmeras dúvidas: preciso tomar a vacina contra a febre amarela? Onde tomar o imunizante? Se já tomei quando pequeno, preciso tomar de novo? Não lembro se tomei. E agora?
Por enquanto, a vacina continua sendo recomendada apenas para pessoas que residem ou viajam para regiões endêmicas dentro ou fora do País, explicou a infectologista Ana Marli Sartori , do Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas de São Paulo. Atualmente, são 19 Estados brasileiros na chamada “Área de risco da febre amarela”.
Parte de São Paulo está nela, por exemplo, mas não há registro da doença na capital há três anos, afirmou a Secretaria Municipal da Saúde. Além de hospitais, clínicas e laboratórios particulares, o imunizante também é oferecido em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), hospitais municipais e em alguns AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades). Os endereços podem ser conferidos nos sites dos Estados ou municípios.
A pessoa só precisa apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver. "Se houver necessidade de certificado internacional de vacinação, é preciso preencher um cadastro no site da Anvisa", destacou a infectologista. Em caso de viagem, não é preciso apresentar nenhum comprovante.
Apesar do medo da doença se espalhar, os moradores devem saber que nem todo mundo pode tomar o imunizante. As doses são contraindicadas para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas ou com doença inflamatórias crônica, doenças do timo e alergia a ovo. Em situações de surto, como ocorre em alguns municípios de Minas Gerais, um médico deve avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos.
Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/2017-01-27/vacina-febre-amarela.html