Nesta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, um grupo de empresários da Alemanha (do ramo de fabricação de bancos de couros de veículos da Mercedes, Audi e BMW) chegou ao Território do Sisal da Bahia, para conhecer os municípios de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, tendo em vista analisar o beneficiamento da fibra do sisal e possibilitar um intercâmbio cultural e sócio-empresarial entre Brasil e Alemanha.
Na foto: da Esquerda para direita:
Fredson Costa (DECULT), Conni (tradutora),
Prefeito Assis (Coité),
Betina e o empresário Kal Zilk.
Articulado pelo artista Tato Lemos, amigo particular de Fredson Costa (gestor do DECULT/Coité) e simpatizante das ideias do Prefeito Assis (Conceição do Coité), bem como admirador do empreendedorismo sisaleiro, o grupo alemão visitou indústrias neste segmento, nos municípios de Retirolândia e Valente, pela manhã, onde conheceu as dependências da APAEB-Valente e os produtos oriundos do sisal.
Unidade da APAEB em Valente. |
Pela tarde, a COMITIVA ALEMÃ conheceu o Prefeito Assis, em Conceição do Coité, objetivando fazer parceria entre a iniciativa público-privada, por considerar o município supracitado como espaço estratégico para pesquisa, empreendimento e intercâmbio cultural, industrial e comercial. Almejando, assim, importar produtos do sisal de Conceição do Coité e entorno, caso seja viável na fabricação de bancos de couros da Mercedes, Audi e BMW.
Com auxílio de uma intérprete Fredson Costa recepcionou a comitiva. |
Segundo Fredson Costa, gestor do Departamento de Cultura – DECULT – da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, “o Território do Sisal, através da parceria APAEB-Valente, empresários de beneficiamento de sisal dos supracitados municípios envolvidos e o Governo da Gente, uma vez unindo forças benfazejas e mostrando bem as faces do produto do sisal, com compromisso ambiental, cultural e socioeconômico, pode convencer o grupo alemão para fechar uma parceria de negócios e agregar valor ao produto desejado por esta importante COMITIVA VISITANTE. Gerando, desse modo, mais emprego e renda; oportunizando boas relações diplomáticas entre Brasil e Alemanhã, a partir do potencial do empreendedorismo de nossa gente sisaleira”. Concluiu, Fredson Costa.
Prefeito Assis ouvindo a comitiva e agendando novas visitas de negócios. |
“Queremos um RELATÓRIO do que é a matéria prima sisal, o produto, os impactos ambientais e as possibilidades de, além de industrialização de produtos de consumo, automobilístico, agregação de valor artístico-cultural e socioeconômico, através desta planta”. Solicitou Conni, tradutora do grupo visitante.
O Prefeito Assis, alegre com a vista da comitiva alemã e a possibilidade de atrair mais projetos de indústria, comércio, turismo cultural e geração de emprego e renda, para o Território sisaleiro, reiterou a importância da união Coité-Retirolândia-Valente/Sisal-BA, por meio da parceria entre grupo empresarial da Alemanha, empresas sisaleiras e a Prefeitura Municipal de Coité.
“Conceição do Coité está de braços abertos para ser parceiro do grupo visitante, no tocante às pesquisas, estudos e viabilizações de negócios empresarias sustentáveis, no ramo do sisal, agregando valor cultural, industrial, gerando, possivelmente, mais empregos e rendas para todo o Território e entorno. E Conceição do Coité, além de ser um polo industrial no segmento sisaleiro, tem vocação comercial, potencial para o turismo e a acolhida de novidades, que venham melhorar a vida de nossa gente. Pensado, portanto, global e agindo local, de modo sustentável”. Concluiu, Francisco de Assis, Prefeito Municipal de Conceição do Coité, Território do Sisal, estado da Bahia-Brasil.
Foto: Ricardo Lima.
Texto: galonegro.com (com informações do DECULT/Coité).