Em Coité. Quando 2018 virar. 2020 é logo ali


É certo que ninguém quer tratar de uma nova eleição quando o processo da última acabou de fechar. 

Mas, apesar da resistência, Vereadores que tiveram sucesso nas urnas de Coité, nas ultimas eleições para deputado estadual e federal, ganham moral dos seus respectivos deputados eleitos, e podem tornar-se pré candidatos para disputar mesmo que internamente no partido, daqui a dois anos, o comando da prefeitura municipal.
PUBLICIDADE

Não tem como negar o que as urnas mostram ao fim de cada campanha eleitoral. Na verdade, o eleitor ao depositar seu voto em um candidato dá a ele também confissões de sonhar com voos mais altos. 

O vereador Betão é um deles. (Depois desta matéria ele vai negar de joelhos, que não é candidato. Mas sabemos que o pior cego é aquele que não quer ver. Betão saiu moralizado neste ultimo pleito. Sem a ajuda de nenhuma liderança de expressão, conseguiu dar a Zé Neto, eleito deputado federal pelo PT. A "bacatela" de 2.035 votos. Ele sozinho viu? Claro que ele vai pra cima em 2020.
"Vereador por quatro mandatos. Betão reúne qualidades e experiencia para administrar Coité."
- Afirma Lucas Moreira. Estudante de Enfermagem - Foto: Coité News

Há aqueles que tentam correr por fora. Como é o caso do Vereador Iêdo e seu aliado Ernandes de Tó. Que segundo fontes de peso. Eles tentam emplacar uma Terceira via em Conceição do Coité, e já declarando-se BLOCO INDEPENDENTE na Câmara de Vereadores do município.
De amarelo - Vereador Iêdo Cirino goza de boa relação com o vereador Betão, apesar
de ambos estarem agora em lados opostos na politica local.

Fazem parte do Chamado Bloco independente na Câmara de Vereadores de Coité:

Vereador Araújo (SD)
Ernandes de Tó (Ainda PSD)
Iêdo Cirino (Ainda PSD)

Os dois primeiros, ex aliados do atual prefeito Assis. Em Coité, um nome vem despontando aos poucos, para a futura sucessão municipal. Ela denomina-se: VAL DE ALEX. Val conta com um pontos positivos e negativos.

Ao centro. Val de Alex ladeada pelo prefeito Assis, e o vereador Silvan.
Val fez intensa campanha para seu esposo Alex da Piatã e para o deputado Federal Afonso Florence.
obtendo exito em ambos os casos


POSITIVOS:

- Ela é atual vice prefeita eleita na chapa Assis e Val, com uma frente esmagadora de 2.564 votos, contra dois ex prefeitos, que auto denominava-se Campeões.
- Secretária de Ação Social, ao qual lhe permite maior aproximação com seu eleitorado.
- Ativista no meio católico, dando-lhe assim poder de penetração em dezenas de paroquias.
- Com um jargão invejável: A primeira mulher prefeita da história do município.
- Esposa do reeleito deputado estadual Alex da Piatã, onde derrotou seu principal rival político o deputado Tom Araújo. Alex obteve em Coité

Val, também conta com uma simpatia percebida e admirada por muitos. Alem de contar com o respeito e admiração do atual gestor Francisco de Assis.

NEGATIVOS:

- Talvez eles até neguem. Mas circula nos bastidores e pontos de cafezinho que a ALA RADICAL do PT de Coité e sua tradicional hegemonia não desejam ceder a cabeça da chapa para o PSD do deputado Alex. Isso acontecendo, Alex teria que decidir ceder ou não a cabeça de chapa para outro petista. Só sei que a briga é boa.

- Val por ser do PSD, conta apenas com o suposto apoio do vereador Sr. Raimundo, ao qual todos sabem que é um "Assiszista doente". O partido não poderá contar com o apoio de dois dos seus ex edis no próximo pleito.

Para muitos. Danilo do PT é a menina dos olhos do prefeito Assis, para sua sucessão em 2020. Danilo herda do prefeito Assis, a sua capacidade de austeridade e transparência ao qual tem com o bem público.
Como presidente do legislativo em 2017, ele ganhou notoriedade por ter devolvido mais de 270 mil reais aos cofres públicos.

De camisa azul. Danilo é visto constatemente em eventos ao lado do prefeito Assis.
Danilo foi o vereador mais votado de Coité com 1.635 votos.

Mas contra Assis e Danilo, existe forte rejeição até mesmo dentro do grupo liderado pelo atual prefeito. Isso ficou provado no ultimo episodio do suposto Racha entre Assis e Alex, quando a militância foi pra cima e fez o impedimento da separação. Inclusive a primeira proletária dama Flávia Amâncio declarou em uma rede social: "Se rachar agente une". Claro que se a decisão do grupo for o nome de Danilo para sucessão municipal. Ninguem corre. Porque o grupo de Assis entende de que os inimigos são os "vermelhos".
PUBLICIDADE

Há quem ande sonhando com o "velho cansado" porem trabalhador, Urbano Carvalho. Agora eu me pergunto: Decola? - Diz aí pensador? 

Perpetua Sampaio também é um nome cogitados por alguns. Enfim. Nada definido ainda no grupo do prefeito Assis e do deputado Alex.

VAMOS FALAR UM POUCO DOS VERMELHOS.

Infelizmente não tenho muito que falar dos "vermelhos" justamente porque ao que parece, eles estão sem nome para 2020. 

O empresário Theones de Jorge Tirço, tentou meter as caras mas no outro dia quando viu mais de 20 pessoas fazendo fila com pedidos e mais pedidos no seu estabelecimento comercial, tratou logo de jogar água no fogo de palha de seus aliados. rsrsrs...
PUBLICIDADE

Há quem diga que a esposa do Advogado Cleber Couto, ande sonhado em ser a primeira Mulher prefeita de Coité. "Apesar de toda sua competência em assuntos jurídicos, ela não daria nem um caldo diante da sagacidade, desenvoltura, praticidade e carisma de Val de Alex." - Afirma um velho conhecedor da politica local, que assim como muitos outros preferiu não identificar-se. 

Alguns falam em Dr. Toginho, Pastor Jarbas, Dr. Sei lá o que..., esquecendo do sério e centrado vereador Lindo de Neuza (PRB), que na minha ótica reúne qualidades e capacidade de diálogo, para disputar o executivo representando os Reds. Mas no fundo, no fundo o deputado Tom vá querer tentar outra vez com a dupla Vertinho e Renato. Resta saber se eles já estão recuperados da derrota anterior e aceitam um novo desafio.

O Futuro:

O Futuro depende do desfecho da eleição para presidente do legislativo em Coité. Eleição prevista para o dia 28/12 (Desta vez de verdade,) vai nortear os caminhos para 2020.

De acordo com outro político, que também não quis se identificar. "Betão é um nome que poderá entrar na lista dos prefeituráveis por não deixar-se abaixar a cabeça para as decisões unilaterais do seu partido." - Declarou

Temos a certeza de que diversos outros nomes sonham com o mais alto posto da prefeitura local. Porem fatores como o medo, falta de apoio e "covardia mesmo", fazem com que ninguém mais, coloque seu nome a disposição para a disputa. 
Esperamos sinceramente que em 2020 novos nomes possam habilitar-se para esta disputa. E que nosso município não fique restrito a poucas opções de votos que fazem a nossa democracia ruir.


Texto: GN NEWS COMUNICAÇÃO  |  Fotos: Divulgação



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário