COITÉ: RESUMO DA SESSÃO CÂMARA DE VEREADORES DE COITÉ 24.09.18 – PARTE I


Guarda Municipal recebe homenagem dos vereadores Nego Jai (DEM) e Jai e Araújo (SD). Na oportunidade o representante da GM/COITÉ, popularmente conhecido como Beto Motos fez agradecimentos em especial ao Vereador Araújo pela iniciativa da homenagem e agradeceu a Deus pela oportunidade e a presença de todos que vieram prestigiar a Sessão.
Completando 25 anos de existência a Escola Menino Jesus também foi homenageada na Câmara. A representante da escola elogiou o trabalho da sua equipe, agradeceu a Deus e ao vereador Araujo pela homenagem. Prometeu ainda continuarem fazendo o melhor no ensino das crianças.
Após a leitura dos ofícios oriundos do executivo municipal, Gel de Tetê, apresenta projeto de lei que denomina nome de espaço na Praça São João no povoado de Goiabeira, denominado Governador Waldir Pires, o líder da oposição vereador Nêgo Jai que antes tinha feito acordo entre os lideres e assinado o projeto de Lei. Pediu questão de ordem ao presidente Danilo e retirou sua assinatura do acordo de regime de urgência. O autor do projeto Gel de Tetê, pediu desculpas ao povo da Goiabeira e acrescentou que apesar do processo tramitar em caráter normal. Isso não iria tirar a grandeza do evento quando o prefeito fosse inaugurar a Praça no próximo dia 30/09.
Em seguida foi lido o requerimento do Vereador Ivaldo Araújo, onde ele solicita aos seus pares a entrega dos títulos de cidadãos já aprovados na casa. Sugeriu ainda a data de 08 de dezembro para que fosse realizada esta sessão solene. 

Vereador Betão (PT) discorda apenas da data, pelo fato de a mesma coincidir com o encerramento da festa da padroeira de Coité. Os vereadores entraram em acordo e decidiram que ficaria a entrega para o dia 07 de dezembro. Porem o presidente Danilo rebateu dizendo que é competência da mesa diretora decidir sobre convocações de Sessões Solenes.
Vereador Danilo explica decisão pautado no Regimento Interno.

Vereador Araújo esbraveja e diz: “O plenário é soberano.” – Nego Jai pede a fala e sugere que o presidente Danilo reveja seus posicionamentos e converse com o autor após a sessão. Araújo continua gritando e diz: “Temos que acabar com regimento interno e fazer o que Vossa excelência quer.”

Vereador Lindo de Neuza relembra “...que já havia acontecido algo semelhante a isso, ao qual o requerente foi o vereador Betão...” e segundo Lindo de Neuza, o presidente Danilo tinha aprovado. Ele referia-se a Sessão Solene onde foram homenageados os micros empreendedores de Coité.
Vereador Danilo e Lindo de Neuza confrontam ideias.

Danilo insiste: “Estou apenas seguindo o regimento interno da casa. Posicionamentos mudaram, então nada será feito mais, fora do regimento.” – Disse o presidente.

Vereador Silvan pede a fala e declara: “Não vejo motivos para esta celeuma. O fato de o presidente decidir seguir o regimento interno não significa que a mesa decidiu contraria a decisão da data. Primeiro vamos dialogar para tomarmos uma decisão acertada. Esta celeuma não é necessária.” – Disse Silvan

A sessão continua e é lido o comunicado do PSD enviado a câmara onde destitui o vereador Iêdo Cirino (PSD) como líder da bancada e denomina o vereador Raimundo como novo líder do partido na casa. 

Vereador Iêdo Cirino (PSD), pede a palavra e diz: “...a lei do chicote continua. Pode seguir.” – Disse Iêdo

Vereador Raimundo (PSD), faz indicação para pavimentação da Rua Walter Ramos Guimarães no distrito de juazeirinho em Coité. Vereador Lindo de Neuza parabeniza Sr. Raimundo pela indicação.
Vereador Iêdo Cirino faz indicação para que seja levada extensão de Água para a fazenda Mateus. No uso da fala o vereador pediu diretamente ao vereador Betão que ele interviesse com seu pedido ao presidente da Embasa para que esta indicação saísse o mais rápido possível. “A fazenda Mateus em Santa Rosa precisa e o povo merece ser respeitado. Isto já foi promessa da atual gestão e até agora nada.” – Disse Iêdo.

Vereador Betão explica que o pedido final do vereador Iedo tem que ser feito diretamente a EMBASA, porque a prefeitura por si só não é responsável por extensões de água. “É uma parceria entre a prefeitura  e EMBASA, que dá a viabilidade técnica e a tubulação e a prefeitura entra com a retro escavadeira e mão de obra.” – Disse ele.
Vereador Ernandes de Tó (PSD), pede a palavra e parabeniza o vereador Iêdo pela iniciativa em buscar políticas publicas para os moradores da fazenda Mateus. Iêdo pede uma parta na fala de Ernandes e declara: “ ... muitos só lembram daquela localidade quando é para pedir votos. Mas dia sete de outubro o povo dará a resposta a esses falsos democráticos. Esses falsos lideres que existem aqui em Coité.” – Declarou Iêdo.

Vereador Gel, líder do governo rebate Iêdo e diz: “O vereador Iêdo precisa abrir os olhos para as ações que estão sendo feitas no povoado de Santa Rosa. Eu tenho certeza de que o prefeito Assis saberá olhar com atenção os problemas e necessidade daquela localidade e daquele povo especial.” – Falou Gel.

Gel ainda disse: “Continuo sendo o vereador do projeto de governo que vem melhorando a situação do povo de Coité...Tenho Lado.” – Finalizou Gel de Tetê.

Lindo de Neuza (PRB) também parabenizou o vereador Iêdo Cirino por estar cobrando do Gestor ações para a comunidade do Mateus.

Referindo-se as obras de pavimentação que estão sendo feitas em todo o município o vereador Lindo de Neuza referiu-se que “é de praxe do PT em tempos de eleição realizar alguma coisa para que os votos apareçam nas urnas.” – Declarou Lindo

Vereador Silvan também parabeniza o vereador Iêdo, e diz que o mesmo está correto em fazer tal tipo de cobrança. Mas prossegue criticando algumas falas de vereadores que criticam a atual gestão do prefeito Assis. Porque tem sido um governo que trabalha. Pessoas na platéia começaram um principio de tumulto, ao qual o presidente Danilo pediu: “Respeitem a fala do vereador.”

Vereador Silvan continua, e declarou que Conceição do Coité é hoje o município que mais tem obra em todo estado da Bahia. E comparou a diferença com governos anteriores que apenas prometiam e não cumpriam.
Vereador Betão rebate a fala do vereador Lindo de Neuza, que acusou o PT
de trabalhar apenas em período eleitoreiro

Vereador Betão afirma: “ A pratica do PT é trabalhar os 12 meses do ano, e não apenas em período eleitoral como afirmou o vereador Lindo de Neuza.” – Disse Betão. “Betão ainda lembrou que o PT não retira a obra depois que passa o período eleitoral.” – “O que já aconteceu com o grupo que vossa excelência faz parte.” – Declarou Betão

TEXTO: GN NEWS COMUNICAÇÃO  |  Fotos: Imagens/Lucas Pinto

NOTA:  Aguarde a II parte do resumo da sessão do dia 24-09-2018 na Câmara de Vereadores de Conceição do Coité.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário