Jânio Natal alerta para o descaso com as estradas federais na Bahia
Como cidadão e homem público, confesso a minha revolta com a falta de compromisso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em relação à conservação das estradas federais (BR) em nosso estado!
Um bom exemplo desse descaso é a BR 367, no trecho que une Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália: apesar do intenso tráfego ali registrado, em função do grande movimento turístico na região, há mais de 6 anos a estrada vem-se deteriorando gravemente, com novas crateras que surgem todos os anos, colocando em risco as vidas de todos que ali passam e prejudicando o turismo, maior fonte de renda de ambos os municípios.
Agora, o problema aumenta: desde dezembro, uma cratera enorme foi aberta na BR 101, no trecho entre Itamaraju e Itabela, onde milhares de veículos, inclusive caminhões, circulam todos os dias. Os motoristas e moradores da região estão preocupados com a cratera, segundo matéria publicada pela rede Globo.
Esta é uma situação que revolta e inquieta a todos, por colocar muitas vidas em risco. Ainda mais quando o Governo Federal, responsável pela conservação dessas estradas, libera tantos benefícios para deputados federais, buscando a aprovação de projetos de seu interesse.
Ou seja: não tem recursos para consertar estradas importantes, mas tem dinheiro para comprar votos de deputados descompromissados com as questões públicas! Isto é um verdadeiro absurdo!!!
“Precisamos de políticas públicas de inclusão digital”, diz Alex Lima
O deputado estadual Alex Lima (Podemos) não recebeu bem a notícia de que um estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou a Bahia como o estado mais desconectado com o país. Segundo dados da agência, 1,255 milhão de baianos em 323 distritos ainda não têm sinal de celular, o que reflete diretamente no Produto Interno Bruto (PIB), conforme apontamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (IPEA). De acordo com o deputado, investir em inclusão digital é garantir desenvolvimento e progresso social. “Se possuir internet, computadores, energia elétrica, celulares e diversos aparelhos eletrônicos são indicativos para patamar social a falta destes só agrava disparidades e aumenta a exclusão social de regiões já marginalizadas, como a nossa”, disse.
Ainda de acordo com Lima, é necessário que o Governo Federal garanta mais investimentos na inclusão digital do país, sobretudo da região Nordeste, uma vez que o estado do Ceará segue logo atrás da Bahia no ranking dos desconectados, com 291 localidades sem cobertura móvel, prejudicando a vida de 631,6 mil habitantes. “Um recente levantamento do Ipea apontou que a cada 1% de aumento no acesso à internet há um crescimento adicional de até 0,19% do PIB, mas o país ainda tem 4,5 milhões de excluídos e boa parte deles no Nordeste. Precisamos de políticas públicas de inclusão digital para diminuirmos essa desigualdade. Assim, todas as regiões do país poderão progredir simultaneamente”, disse o deputado.
Bacelar lamenta morte de Mestre King
O deputado federal Bacelar (Podemos) se solidarizou com a família e amigos de mestre King, que morreu no sábado (13), aos 74 anos. “Raimundo Bispo dos Santos, referenciou gerações de bailarinos e foi o primeiro homem a entrar na Faculdade de Dança, na Bahia. A importância dele para a cultura do estado passa pela quebra de estereótipos, em diversos aspectos. Foi o mestre King que trouxe para o espaço cênico a simbologia do candomblé. Imagine aí, um negro dançando no palco, na década de 1970? Surpreendeu e encantou a todos. Com sua arte, ganhou respeito internacional e formou bailarinos, hoje reconhecidos”, disse o parlamentar.
“A arte baiana perde muito com a passagem de Mestre King e todo seu cuidado em contar, através da dança, a influência africana em nosso cotidiano. Salve o Mestre!”, concluiu.
Bacelar destaca importância do agronegócio em Conde
O deputado federal Bacelar parabenizou nessa sexta (12) a prefeitura de Conde, no litoral norte baiano, pela promoção do evento que reunirá pesquisadores, produtores e comerciantes para discutir a cultura do coqueiro. O Festival do Coco acontecerá entre 22 e 28 desse mês, com extensa programação com cursos, seminários, festival gastronômico e shows. “O panorama atual do agronegócio precisa entrar em debate. É momento de pensarmos alternativas de sustentabilidade da produção. Conde, já é o maior produtor nacional em áreas cultivadas do fruto e pode se tornar o principal município exportador do Brasil. É mais emprego e renda para nosso estado”, defendeu Bacelar.
Mais de 90% da produção nacional de coco está no Nordeste e Conde figura com destaque nesse cenário. “Com eventos desse porte, a tendência é aumentar a produção com custo mais baixo”, concluiu. Durante o Festival, o prefeito de Conde, Dudu Vieira, vai assinar decreto para instituir o Dia Mundial do Coco e assegurar o coqueiro como planta-símbolo do município. Serão discutidos ainda crédito agrícola, controle de pragas e revitalização da cultura dos coqueirais.
Dos 513 deputados na Câmara, Bacelar é destaque na luta pela educação
O jornal Valor Econômico reconheceu o deputado Bacelar (Pode) como um dos poucos parlamentares comprometidos com a educação no Brasil. Intitulada “Pátria em busca de Educação”, a matéria publicada pela jornalista Maria Clara Prado destaca, entre os 513 deputados, a atuação do líder do Podemos na Bahia como um dos principais articuladores, na Câmara, quando o assunto é a questão educacional. “Fico lisonjeado que uma matéria abrangente sobre educação brasileira tenha reconhecido meu empenho, esforço e dedicação para melhorar o ensino no país, que é caótico. É gratificante saber que a Lei de Responsabilidade Educacional, da qual fui relator, foi citada também como parâmetro para uma educação pública de qualidade. Continuo a batalha pela aprovação imediata da LRE. O que muito interessa para mim, desde sempre, é melhorar os indicadores educacionais para melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Essa referência nos motiva ainda mais”, finalizou.
Leia aqui (http://www.valor.com.br/ cultura/5246295/patria-em- busca-de-educacao)
Leia aqui (http://www.valor.com.br/
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário