Para quem não sabe a planta do SISAL veio do México para o Brasil. Claro que alguém trouxe. rsrs...
De Coité para o Mundo. Essa pode ser a melhor forma de expressar o sentimento que é levar o nosso Sisal em forma de Música. Ou talvez: Jovens coiteenses levam o sisal de vota para o México em forma de música. Não importa como. O fato é que o Grupo o Som do Sisal está de malas prontas para tocar no México. E em agradecimento aos nossos irmão Mexicanos, os meninos e meninas da OSA Orquestra Santo Antônio irão levar até o México um espetáculo musical e irão incluir a "violinha" feita da planta de sisal.
Vamos ler a entrevista com o Maestro Josevaldo Nim da OSA? Vamos nessa muchachos e muchachas...
Maestro Nim, orgulhoso nos mostra seu invento. |
GN NEWS - Como se deu essa ideia da OSA no México?
Maestro: É um sentimento diferente do projeto Santo Antônio entendemos o projeto como um guarda chuva que dentro dele cabe vários segmentos musicais.
O Projeto Santo Antônio é como uma árvore, dai o Projeto Som do Sisal, Orquestra Santo Antônio, OCV - Orquestra Coiteense de Violões, ONSEF - Orquestra Nossa Senhora de Fatima, são os galhos
GN NEWS - Quando surgiu o projeto Som do Sisal?
PROJETO LEVA O SOM DO SISAL ATÉ O MÉXICO |
GN NEWS - Quando surgiu o projeto Som do Sisal?
Maestro: O projeto Som do Sisal surge quando eu fui premiado pelo Itaú Cultural uma etapa desta premiação foi a formação do agente cultural. O prêmio que recebi foi do edital rumos educação cultura e arte que premiação ações de ensino não formal que estava fora do contexto escolar e nesta etapa de formação, eu escolhia um roteiro para conhecer projetos dentro dos premiados que pudesse dialogar com o que eu faço, escolhi ir para uma comunidade chamada Mambuca que fica no estado do Tocantins, mais especificamente no Parque Ecológico do Jalapão, uma comunidade bastante distante da capital, viajamos 8hs por estradas de chão de Palmas até está região e lá encontrei uma comunidade Quilombola que pouco mais de 10 anos não tinham por exemplo a luz elétrica. Era uma comunidade bem tradicional.
O som da violinha do Sisal já passou por diversos eventos |
Encontrei lá um "mestre" que construía instrumentos musicais com a madeira da região deles chamada Buriti. Eles tinham uma viola feita desta madeira, quando eu vi fiquei encantado.
Em maio foram 03 apresentações na região que leva o nome da planta |
Como sou apaixonado por música percebi que a madeira era semelhante a flecha de sisal. Ganhei uma viola e trouxe para Coité, e aqui convidei o Edson para experimentarmos e observar se daria certo construir instrumentos com Sisal também, e funcionou! Conseguimos construir a nossa violinha de Sisal.
GN NEWS - Violinha pronta e afinada. O que fazer agora?
Maestro: A ideia era fabricar algumas e expor para venda e principalmente a divulgação da nossa planta. Pouco tempo depois teve Um edital premiado do governo do estado que eu tinha colocado uma proposta de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis do próprio sisal, foi o primeiro passo do projeto.
Governador da Bahia Rui Costa com a violinha em mãos |
Colocamos oficinas damos aulas em Retirolândia, Valente e Santa Luz, para que estes jovens destas localidades também Pudessem construir a violinha de sisal. O projeto começou a expandir, logo veio a reportagem do programa Como Será? da Rede Globo apresentado por Sandra Annenberg, o Aprovado também da Globo fez uma matéria. Com isso ganhamos visibilidade para o projeto.
Pouco tempo depois eu aprovei uma proposta de intercâmbio Bahia/Tocantins para levarmos a violinha de sisal lá no local que eu tinha conhecido e desenvolvido a ideia. Trouxe os dois violeiros para Coité onde fizeram apresentação no Teatro com a Orquestra Santo Antônio tocando juntamente com eles. Foi uma viagem incrível nesta ocasião que levei integrantes do projeto fomos de Van viajamos 1 dia e meio para chegarmos ao nosso destino.
A violinha já está sendo comercializada. Interessados podem entrar em contato pelo página da Orquestra no facebook |
GN NEWS - Onde entra o México nesta história?
Maestro: A partir da primeira viagem internacional que a Orquestra fez eu pensei que era possível inscrever uma proposta com o som do sisal. Tentei 02 vezes e não fui aprovado. Na terceira chamada eu consegui aprovação. Agora sim iremos levar a violinha de sisal para o local onde nasce a relação de sisal de Coité.
GN NEWS - Como esta planta SISAL chegou até a região e mais especificamente Coité. Você sabe?
Maestro: Mais ou menos a 50 anos um comendador Mexicano chamado Horácio Urpa trouxe essa planta para a região. Basicamente para a Paraíba e Recôncavo Baiano. Não temos registro de quem traz essas mudas para a cidade de Coité, mas região se desenvolve a partir do cultivo do sisal, e da sua exportação.
O fabrico da violinha é feito de forma artesanal. |
GN NEWS - Talvez para muitos sejam apenas mais uma viagem internacional que a Orquestra irá fazer. Mas qual é o seu sentimento Maestro Josevaldo?
Maestro: A proposta do projeto é devolver o sisal ao México através da música como agradecimento. Fizemos pesquisas aqui na região contatos com o México e ninguém nunca ouviu falar de instrumentos construídos com Sisal. Temos um produto original especificamente Coiteense.
GN NEWS - Vocês já patentearam o produto?
Maestro: O processo de patente é um pouco complicado pois as empresas de parentes visam a comercialização em larga escala. O registro invento já feito no cartório civil e no fórum. Enquanto não temos uma proposta de avançar na construção de instrumentos até chegar em um processo de fabricação em larga escala, não cabe investir nesta patente. mais é algo que pretendemos para o futuro. Estamos ganhando visibilidade ainda. Por exemplo o cantor Saulo que recebeu uma de nossas mãos, a Ivete Sangalo e agora mais recentemente o Del Feliz.
O acabamento é rústico, porem o som é perfeito. |
GN NEWS - Caso alguém queira adquirir uma violinha?
Maestro: Já fizemos algumas vendas no mercado livre, encomendas de cidades distantes. Fizemos exposição nas lojas de instrumentos musicais de Coité. Quem quiser adquirir procurar nas lojas, ou entrar em contato conosco através da página do Facebook e solicitar uma violinha.
GN NEWS - O que esta agendado la no México?
Maestro: Iremos realizar 5 concertos no México. Especificamente na Península de Iucatam. Existe uma cidade cultural lá no México que é chamada de Mérida, e ela faz divisa com Cancun logo na entrada do México via América Latina.
As apresentações são em parceria com o governo municipal da cidade. Também iremos nos apresentar em Cancún abrindo novos horizontes para o mundo, por se tratar de uma cidade turística.
Quem toca se apaixona! Garante o maestro Josevaldo |
GN NEWS - De onde veio a verba para custear isso?
Maestro: O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foi através de um edital público que recebeu 185 propostas com projetos para serem desenvolvidas, e o nosso foi selecionado.
GN NEWS - Que sorte em?
Maestro: Sim. E isso serve até como exemplo para outras associações culturais do município, porque existem editais esperando apenas nossas propostas. E escrevendo projetos bem elaborados para serem aprovados sem precisar terem que passar por algum político ou outra pessoa para pedir apoio.
GN NEWS - Algum patrocínio privado?
Maestro: Sim. O Curso de Idiomas IES está apoiando esta ida através de assessória devido a comunicação. inclusive o proprietário do curso Tiago irá conosco ele nos ajudou na comunicação entre as autoridades mexicanas para conseguir articular as apresentações.
A Agência Silva também que colaborou com o material de divulgação e filmagem das atividades do projeto. A seguradora Hessem Seguros que nosso novo parceiro.
GN NEWS - Qual a expectativa para esta viagem maestro?
Maestro: Que tenhamos uma viagem tranquila, e que obtenhamos sucesso nas apresentações. O cantor Del Feliz irá se apresentar conosco já que é um apoiador das atividades desenvolvidas aqui na OSA. Iremos fazer o Sisal circular o mundo em forma de música. - Finalizou o Maestro Josevaldo.
TEASER SOM DO SISAL
Entrega da Violinha de Sisal a Del Feliz, e parceria para a composição da música especial para a viagem ao México.
Por: Ricardo Lima | Fotos: Divulgação
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário