NÃO SE TRATA DE UM SIMPLES BAR. A BUDEGA É MUITO MAIS DO QUE ISSO.

Local: Praça Dr. José Gonçalves, Nº 125, Centro, Conceição do Coité-BA CEP 48.730.000 
Denominação do Projeto: BUDEGA CULTURAL

Perfil: trata-se de uma iniciativa que, a partir do intercâmbio artístico e cultural, pretende projetar os talentos artísticos desenvolvidos no município, por meio da cooperação e intercâmbio solidário. Aumentar de forma dialogada o capital cultural dos seus colaborardes com ênfase na sustentabilidade dos fazedores e fomentadores de cultura de Conceição do Coité e, por conseguinte Território do Sisal.
Forró de gravata é sempre destaque quando toca na Budega.
Programação: música ao vivo, recitais poesias, performances de dança e teatro, exposição de artesanatos, fotos, pinturas, mostrando a diversidade de artes plásticas, bem como articulação com outras artes integradas e valorização da gente de Conceição do Coité e Território do Sisal. 
A presença de artistas e gestores públicos é constante.
Público Alvo: 
1- Comunidades rurais e urbanas;
2- Territórios de identidade da Bahia, com atuação principal no Território do Sisal;
3- Artistas e fazedores de cultura;
3- Grupos culturais e artistas populares locais e regionais;
4- Públicos de escolas públicas e privadas, bem como do universo acadêmico; 
5- Agricultores familiares;
6 - Agentes da economia solidária e criativa;
7 - Movimentos sociais;
8 - Grupos organizados, tais como terceira idade; igrejas, associações, ONG´s;
6- Público em geral.

APRESENTAÇÃO

BUDEGA CULTURAL, propõe evidenciar, fomentar e difundir a cultura do município, contribuindo de forma financeiramente e disponibilizando o um espaço com qualidade e acessórios técnicos e logística para que artistas sem renome ou público especifico possa se apresentar e forma rentável. Esse projeto proporciona que novos e antigos artistas do município possa ter uma renda e se tornar posteriormente autossuficiente, sem perder de vista o ciclo de ajuda mutua constante. 
Presença constante de público alternativo.
O projeto pretende expandir o conteúdo artístico-cultural produzido no município, valorizando ainda mais os agentes culturais através da interação entre as Artes (música, poesia, dança, teatro, artes plásticas, gastronômica e afins). Procura, ainda, atender a uma demanda social na área de arte e cultura, divulgando o trabalho dos artistas locais, e territoriais, também, com gastronomia típica/raiz do território do Sisal. 
Este projeto traz ao munícipio uma opção alternativa de  lazer, que tenta fugir a logica mercadológica de outros estabelecimentos já existentes na cidade  e entorno. Visa ainda, ser um espaço onde as pessoas poderão se divertir ao tempo que consomem cultura e contribuem para a sustentabilidade de artistas e grupos organizados ou não. 
Além disso, pois consolidado o espaço Cultural aqui denominado de Budega Cultural, este pretende tornar-se itinerante difundindo sua corrente política-solidária-sustentável para outros espaços não alcançado em sua lógica de atuação 

OBJETIVOS:

Fomentar a amplitude de atividades artísticas locais, além da construção e apoio socioculturais no município; 
Promover o intercâmbio cultural de artistas locais, no território e interestadual;
Apresentar para o publico uma maior diversidade de gêneros artísticos;
Ser um ambiente de autossustentável para os artistas locais. 
Consolidar um espaço alternativo de consumo cultural;
Fomentar projetos de sustentabilidade e trabalho em redes solidárias;
Promover feiras solidárias;
Difundir produções artísticas-artesanais do Município de Conceição do Coité-BA;

SUSTENTABILIDADE E CONTRAPARTIDA SOCIAL:

A BUDEGA CULTURAL tem o especial compromisso de criar uma interface entre a proposta cultural, demanda social e os agentes culturais do semiárido baiano sisaleiro.
A concessão de uso do espaço aqui já denominado de BUDEGA CULTURAL proporcionará a criação de uma célula artística, junto aos núcleos Culturais do Conselho de Cultura de Conceição do Coité, contribuindo para que os mesmo tornem-se  autossuficientes, divulgando marcas ao público de forma geral que condiz com o seu publico alvo, ou seja, consumidores em potencial, estimulando a produção cultural, reforçando a imagem de organização socialmente responsável. 

Além do mais, o espaço pretende Investir, financiar e adquirir produtos confeccionados por seus colaboradores afins, ajudando ao município a desenvolver de forma sustentável sua economia cultural, para além disso, ser um espaço de geração de renda para às famílias e colaboradores que irão trabalhar direta ou indiretamente na Budega cultural e nuances que poderão surgir.

DA PARTICIPAÇÃO:

Qualquer pessoa, grupo, movimento social organizado ou não, instituição poderá participar ativa e passivamente da Budega Cultural, desde que respeite às nuances de sustentabilidades e desenvolvimento sociocultural do espaço, a ser apreciada pela diretória da  Entidade em consonância do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Cultural e Fiscalizador da Budega Cultural.

ENTIDADE GESTORA

HISTÓRIA:

O Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania - CPECC - Fundada em 02 de Julho de 2003, com sede em Conceição do Coité – BA. A entidade é resultante da iniciativa de um grupo de educadores e agentes culturais do Território do Sisal, que inicialmente, refletiam sobre questões ambientais, socioculturais educacionais e cidadã  territoriais, sobretudo, o município de Conceição do Coité. 
Assim, vem pautando a organização da sociedade civil na luta por melhores condições de vida, primando por reparação, inclusão social, aumento de um capital cultural com ênfase na sustentabilidade e na cidadania integral dos sujeitos do Território do Sisal.
A maior parte de seus colaboradores são oriundos de um processo orgânico de militância nos movimentos sociais e outros espaços de decisões coletiva, como  artistas, agentes-culturais, sindicatos, igrejas, movimento estudantil, movimento docente, associações, cooperativas, etc. Parte destes colaboradores já desenvolve, de maneira voluntária, ações educativas e de fortalecimento de grupos populares no município.

MISSÃO:

Promover atividades culturais, educacionais e Cidadãs a partir da interação com grupos de atuação sociocultural de Coité e Território do Sisal.

VISÃO:

A partir da Educação, Cultura e Cidadania fomentar projetos consistentes e contribuir com ações que possam ajudar na inclusão e transformação social de todas e todos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO CPECC:

Co-realização da SEMANA DA CULTURA Territorial do  Sisal, Edições 2013 a 2016;
Projeto de OCUPAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE PRAÇA em parceria com o DECULT (Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, 2015 a 2016);
INTERCÂMBIO CULTURAL DO TERRITÓRIO  DO SISAL: Cooperação de Gestão Cultural entre ONGs e algumas Prefeituras do Território do Sisal;
Cooperação na Formação do GT-Sisal de Cultura (Grupo de Trabalho da Cultura do Sisal), em parceria com a SECULT-BA;
Co-Realização de um ciclo de FESTIVAIS DE ARTES INTEGRADAS DO SISAL / Edições 2014 a 2016,  em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição do Coité-BA;
Parceria na Política de Formação do COLEGIADO DE CULTURA, através dos Núcleos Setoriais de Cultura de Conceição do Coité-BA;
Cooperação  na REFUNDAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA do Conceição do Coité-BA;
SARAU DA BABILÔNIA / Praça da Babilônia / Conceição do Coité-BA (Co-realização com o DECULT/Coité);
2º SARAU DA BABILÔNIA – CELEBRANDO O NATAL / Praça da Babilônia / Conceição do Coité-BA (Co-realização com o DECULT/Coité);
EXPOSIÇÃO PEPEU RAMOS / Pça da Babilônia – Conc. do Coité-BA (Co-realização com o DECULT/Coité);
Aulas de Capoeira;
Biblioteca do CPECC;
Cumbuca Cultural (Mistura de Arte e Cultura Popular);
Coleta seletiva do lixo;
Cine Debate ou Cine Pipoca;
Intercâmbios Culturais;
Oficina de Teatro;
Oficinas de Artesanato;
Oficina de Informática;
Oficina de Grafite;
Oficinas de Xadrez;
Projeto Reggae em Ação;
Plantio de Árvores;
Ponto de Cultura;
Raízes Negras;

PARCEIROS, FRUTOS E ARTICULAÇÕES POLÍTICAS DO CPECC:

UNEB – Projeto LetraMus (Literatura, Música e artes integradas) nos bairros e povoados coiteenses;
Encontro Estadual de Filarmônicas em Conceição do Coité-BA;
Quintal das Artes / Formação de Plateia e atividades integradas de artes e culturas integradas do Sisal;
Revolution Reggae (Formação cultural e cidadã em periferias coiteenses);
ACDEC (Associação Cultural, Desportiva e educativa de Capoeira)
Ass. Moradores Sonho Meu;
Ass. da Jaqueira;
Associação dos Moradores doBairro da Mansão da Paz
Colégio Estadual Antonio Bahia;
Colégio Polivalente de Conceição do Coité
Fórum Municipal;
Banda Quixanayah;
Mundo Capoeira;
MSF Grafite;
Intercambio Cultural Salvador, São Luiz;
A Arte de Tirar Som: Intercambio Brasil/Argentina;
DECULT - Departamento de Cultura de Conceição do Coité;
Colegiado de Cultura (e seus núcleos);
Sarau do São João

IDEALIZAÇÃO DO PROJETO BUDEGA CULTURAL:

Artur Ariston de Oliveira – Coordenador Geral do Grupo Teatral Quaisquer Fulanos, Conselheiro de Cultura do Município de Conceição do Coité-BA, Graduando em Licenciatura em Letras-Vernáculas/Português pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

Saulo Cardoso da Silva – Coordenador Executivo do CPECC – Centro de Promoção da  Educação, da Cultura e da Cidadania; Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Conceição do Coité-BA;  Graduando em Licenciatura em História pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

informações: Saulo Cardoso Coordenador geral do projeto BUDEGA CULTURAL

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial