VEREADOR SILVAN DA FARESI CONCEDE ENTREVISTA E FAZ REVELAÇÕES...

No ultimo dia 05 de janeiro de 2017, o recém-eleito vereador Silvan da Faresi concedeu entrevista ao radialista Mario e Rodrigo, da rádio Jacuípe AM de Riachão do Jacuípe. Na entrevista o vereador Silvan atribuiu sua vitória a Deus, salientando de que tudo é ao tempo dele e não adianta ninguém tentar anteceder as coisas. 

Leia na integra a entrevista do vereador:

Porque essa opção de ser candidato pelo grupo Chapão Livre?

Após não ter obtido êxito em dois pleitos 2008 e 2012, eu resolvi juntamente com outros partidos pequenos nos coligar para lutar por uma cadeira no legislativo Municipal de Coité. Porque geralmente os padrinhos políticos da cidade têm seus interesses em conduzir a câmara aqueles que lhes eram de interesses por determinada alianças, vínculo familiar e vice e versa. Por isso sentei eu, Lindeberg Souza o autor do projeto de uma Chapão Livre, Israel Cunha, Ricardo Lima e começamos a sonhar com uma postura maior porque sempre fomos considerados menores. Almejávamos mais cadeiras, mas é importante frisar que os candidatos do chapão livre a maioria estavam desempregados na época da campanha e não tiveram recursos e condições necessárias para trabalharem suas candidaturas. 

Quantos candidatos foram ao todo no Chapão Livre?

Nós ficamos com 21 candidatos, sendo que dezesseis apoiaram o atual prefeito Assis, quatro apoiaram a gestão anterior do grupo que governou 40 anos o município e um candidato ficou neutro. Ou seja: como nosso nome já diz, somos Chapão Livre. Livre de Coronelismo, Sem apadrinhamento político, e Livre para cada candidato escolher em qual palanque subir ou apoiar. Vale lembrar que nós quebramos o monopólio politico local, mostramos que o pequeno pode sonhar e realizar sem interferência de ninguém.


Vereador Silvan demostrou tranquilidade e confiança nas respostas.

Valeu a pena Silvan?

Sim, hoje o Chapão não apenas tem o mandato como fazemos parte da mesa diretiva da câmara de vereadores de Coité.

Silvan em relação a cultura do eleitor é do toma lá, da cá como você lidou com isso?

Mario, você foi muito feliz com essa pergunta. Eu particularmente eu encarava todos os eleitores de cabeça erguida. Houve varias situações desse tipo. Deparei-me com eleitor que me pediu três milheiros de bloco e eu disse: Como vou lhe dar três mil blocos se eu moro de aluguel? Respondi pra ele que se ele quisesse votar em mim pelo meu caráter sim, mas eu não era de barganhar votos. Mostrei para o eleitor que eu tenho uma postura integra assim como o nosso gestor Assis. Eu costumo ir pelo viés da verdade. E acho que a população tem que acordar, e aprender a perceber os homens sérios na politica. Ainda mostrei pra as pessoas que eu visitava pedindo voto que já tinha feito muito por Conceição do Coité sem nunca ter pelo menos exercido um cargo público. Fiz e faço por amor e sem olhar a quem.
Ouvindo pelo aplicativo "Rdiosnet" dezenas de ouvintes
posteriormente parabenizaram o vereador Silvan pelas respostas.
Silvan a o que você atribui a sua vitória neste pleito, um ponto específico. O que motivou de fato o eleitor a votar no Silvan?

O meu histórico politico. Entre as diversas Coisas que eu trouxe para Coité esta quatro quadras poliesportiva, que com a ajuda na época do Deputado Estadual Acelino “Popó” Freitas viabilizou frente ao Ministério dos Esportes. São elas: Quadra da Jaqueira, Quadra de Terra Nova, Quadra  dos Olhos d’agua e Quadra do Bairro Nova Esperança. La no distrito de São João foi dez cisternas viabilizadas por mim, 28 empregos de carteira assinada para jovens como primeiro emprego, e varias outras coisas trabalhando com meu próprio veículo sem ajuda do poder público loca,l e mais recentemente a FARESI, que é uma entidade não somente de Coité mais da região Sisaleira. 

Talvez alguém diga: Mas a FARESI não é particular? 

Sim. Porem imagine você ou seus filhos terem que sair pra cursar em Feira ou Salvador? Agora nós temos o curso aqui na sua cidade onde logo mais a noite você vai estar com sua família após a aula ou seu filho estará retornando pra casa. Então eu digo que esta conquista foi nossa, e favorece toda uma região porque trouxe comodidade e segurança de poder fazer o ensino superior sem praticamente sair de casa. Então eu julgo que não foi em vão eu estar em Feira, Salvador às vezes três vezes por semana atendendo o povo no meu carro com o pouco recurso que tenho, onde sempre defendi um projeto de construção, lealdade, amor. E penso que muitos políticos não trabalham da mesma forma que eu trabalho e foi isso que falei na campanha quando visitava as casas. Se mesmo sem ter mandato nós fizemos tudo isso bastava que nos fosse dada a oportunidade do mandato para que fossemos atrás de outros horizontes.

Como levantar a cabeça Silvan depois de duas derrotas nas urnas?

Olha Mario, como eu sou evangélico a minha inspiração é a Bíblia. E Deus sempre me mostrou que há um tempo para tudo, e eu esperei no senhor com paciência e ele me honrou. E olha: Isso é apenas o começo de um processo político eu não serei um vereador de um mandato só e assumo o compromisso de no próximo pleito eu estar aqui com você como vereador reeleito.

Como é sua relação com o Prefeito Assis?

A melhor possível. Confiança total sempre falou a verdade pra mim e eu pelo mesmo modo. E eu diria que talvez seja melhor do que muitos que andam com ele.

Houve propostas em algum momento para que você desistisse de suas candidaturas e apoiasse alguém?

Isso é natural na política. Em 2008, por exemplo, eu recebi de oferta a época dez mil reais para desistir e apoiar alguém. Eu disse não, eu vou até o fim. Na eleição de 2012 houve outra oferta muito maior, mas muito maior mesmo do que a eleição de 2008 e ambas eu já sabia que iria perder. Em 2008 eu tive 209 votos, em 2012 eu tive 288 votos e agora eu tive 418 votos, se fosse a qualquer outra coligação partidária eu não ficaria nem como suplente de vereador, imagine sentar numa cadeira. Por ai você já observa a importância do Chapão Livre e da união dos partidos pequenos. 

Para os ouvintes e os leitores do site www.galonegro.com,  nos diga: Qual o ponto forte so Silvan?

A Bíblia diz Mario que “é melhor dar do que receber”. E eu Silvan, gosto de me doar pras pessoas, eu gosto de fazer o bem sem olhar a quem. Agora veja, se eu que sou pecador e falho me sinto bem com essa doação imagine o nosso Deus, como ele não se sente nos ajudando? Esse é meu ponto de partida estender a mão para o semelhante. 

Cite-nos um exemplo.

Observe. Recentemente lutamos por dois cateterismos para uma senhora e mais uma cirurgia que custaria mais de quarenta mil reais, e nunca fui a casa dela pedir um voto. Eu não me importo com o que as pessoas irão fazer depois, porque depois de estendermos a mão é um particular de cada um, fica entre eles e Deus.

Na eleição para tentar o seu segundo mandato você pretende continuar com o Chapão Livre?

Com certeza não tenho nenhum motivo pra sair do grupo que me ajudou a sentar numa cadeira do legislativo municipal.
A FARESI hoje conta com quatro cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção Nutrição e enfermagem. Em abril vestibular para Psicologia e Educação Física. - Foto: Calila

Fale-nos mais sobre a FARESI.

A FARESI hoje é um legado para Coité e região. Hoje compomos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção Nutrição e enfermagem. Em abril teremos vestibular para Psicologia e Educação Física. Sendo que em 2018 já estas previsto para vir Direito. Olha Mario, o Silvan um dia vai embora desta terra, mas deixa um legado de que muitos irão fazer seu alicerce profissional através da Faresi e isso me deixa feliz porque Deus usou um pequeno sem condições financeiras para tal feito, assim como usou Davi. – Pontuou Silvan

O vereador Silvan finalizou sua participação agradecendo a Deus pela oportunidade e demostrou felicidade em ter reencontrado o radialista Mário após alguns anos e agradeceu a Jair Maq um amigo sempre presente com ele em todos os momentos, ao Diretor da rádio Evandro Matos e ao Valter Silva, radialista de Conceição do Coité pela intermediação da entrevista. Silvan ainda deixou um convite para os candidatos a vereadores (as) de diversas cidades que se unam para concorrer a um mandato de vereador que assim como ele conseguiu, com certeza outros terão o mesmo êxito.

Silvan da Faresi ainda criticou a atual conjuntura do país e criticou o Governo Temer por ter apoiado o Golpe contra a presidenta Dilma, sob a alegação de que o Brasil estava quebrado, quando na verdade quebrado está agora. Finalizou pedindo a todos os ouvintes que revejam seus conceitos em relação a politica e que parem de votar nos ricos porque tem muita gente humilde na politica que só precisam de uma oportunidade para de fato trabalhar pelo povo. – Pontuou ele.

Na conclusão da entrevista o radialista Mario desejou boa sorte ao Silvan na condução do mandato, deixou o espaço sempre aberto ao vereador, mas advertiu de que caso ele fizesse algo de ruim em seu mandato, Ele como profissional teria que noticiar também. Apesar de ser amigo particular do Silvan, e fez-lhes uma homenagem denominando o partido PHS – Partido Humanista da Solidariedade ao qual o Silvan pertence como o “PHS - PARTIDO DO HOMEM SÁBIO”. O vereador Silvan respondeu com um “AMEM”.

Textos e Fotos: Ricardo Lima
Entrevista concedida dia 05 de janeiro na radio Jacuípe AM 1500 de Riachão do Jacuípe- BA

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial