Por: Breno Cunha
redacao@varelanoticias.com.br
redacao@varelanoticias.com.br
Como informado em janeiro de 2014 pelo VN, o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), surpreendeu a população da cidade e resolveu matricular os dois filhos na rede pública municipal de ensino, atitude que a grande maioria dos gestores públicos não pensam em tomar.
Em entrevista ao Varela Notícias nesta quarta (16), o prefeito disse que três anos após o ato, seus filhos, Alice Carneiro dos Santos e Luis Carneiro dos Santos, seguem estudando na rede municipal de ensino e cobrou que outros gestores, além dos próprios professores, sigam esse exemplo. Francisco de Assis ainda opinou que isso deveria ser lei.
![]() |
| Prefeito Assis, seus dois filhos e sua esposa Flavia que também é educadora. |
“Deveria ser obrigatório. Não só os gestores, mas como os professores de escola pública. Tinha que ser uma obrigação moral. Porque se não eles estão passando a mensagem de que não confiam na educação que eles próprios desenvolvem”, acrescentou.
![]() |
| "Eu acredito que a educação em Coité esta bem cuidada..." |
O prefeito completou afirmando que a educação do município se desenvolveu nos últimos anos e já pratica o que os professores municipais, em Salvador, estão cobrando: a lei que separa um tempo de carga horário do profissional para atividades complementares.
“Nunca houve na história do município um cuidado tão grande com a educação. Tenho 48 escolas com o Mais Educação, eram 3 quando eu entrei. Aqui os professores o ano passado trabalharam 60% da carga horária e tinham 40% pra atividade complementar, como correção de provas, por exemplo. Todos têm salários em dias, todos os direitos trabalhistas, as escolas todas passaram por um processo de adequação. Eu acredito que a educação aqui está bem cuidada, mas as conseqüências virão de médio a longo prazo”, concluiu.
O filho Luis Carneiro tem 11 anos e estuda na Escola João Carneiro, enquanto Alice, de seis, estuda na escola José Lopes Araújo.
_____________________________________________________________
Eles apoiam a decisão do prefeito Assis:
Ja o pré candidato a vereador Tiago Roberto (Ainda sem partido) declarou que a sua luta também é por uma educação de qualidade, visto que a entidade a qual está com vice-presidente preza pela educação e formação de seus internos, e acredita de que o ensino público só se tornara de fato uma fonte de confiança quando todos os parlamentares do Brasil matricularem seus filhos na escola pública.
| Tiago Discursa na Tribuna Livre da câmara pedindo auxilio ao poder público, para dar continuidade a escolarização dentro dos portões do CNJ - Comunidade Nova Jerusalem. |
Fotos: Divulgação




